Intranet
3 min de leitura

Tornar-se híbrido não é simples, mas é necessário: veja como começar

Por Luiz Antonio Sgargeta
Tornar-se híbrido não é simples, mas é necessário: veja como começar
 

As empresas não podem se dar ao luxo de ficar à margem por mais tempo: elas precisam descobrir como oferecer trabalho remoto, seja isso significa trabalho em tempo integral em casa ou um modelo híbrido incorporando algum tempo no local. Caso contrário, eles correm o risco de perder os melhores talentos.

No entanto, tornar-se híbrido por padrão é uma receita para disfunção e desastre. Ou seja, não basta anunciar que os funcionários podem continuar trabalhando em casa por algum tempo.

Portanto, agora é hora de pensar em tudo, desde políticas e tecnologia de RH até o treinamento de líderes para gerenciar com eficácia equipes remotas. Comece pensando nas seguintes questões:

Qual é a sua visão de futuro do trabalho?

Clareza de visão é o primeiro passo para um design híbrido. Assim, uma organização precisa definir o que precisa mudar e por quê. Pois, essa visão alinhará a liderança e as equipes a uma maneira comum de operar e fornecerá o ponto de partida de um roteiro detalhado para o futuro.

  • Como as pessoas irão colaborar como uma equipe se não estiverem todas no escritório ao mesmo tempo?
  • Cada trabalho pode ser executado no local, remotamente ou uma combinação?
  • Os funcionários precisam morar próximos a um escritório físico ou podem estar localizados em qualquer lugar?
  • Os trabalhadores autônomos ou de show farão parte da estratégia de talentos?
  • Como a cultura será mantida com uma força de trabalho híbrida?
  • Como ser um local de trabalho híbrido ajudará ou atrapalhará o modelo operacional?

Ou seja, a chave é ser intencional. Então, reserve um tempo para se envolver em conversas não relacionadas ao trabalho com suas equipes e incentive os funcionários a fazerem o mesmo uns com os outros.

Que trabalho efetivamente pode ser feito remotamente?

Embora alguns grupos de funcionários tenham pouca necessidade de se reunir fisicamente, outros podem precisar se reunir pessoalmente regularmente. Sendo assim, para determinar a combinação certa para cada equipe, conduza uma avaliação completa, fazendo as seguintes perguntas:

  • Quão crítica é a interação face a face para a experiência desejada do cliente ou das partes interessadas?
  • O trabalho em si requer contato direto ou pode ser realizado virtualmente?
  • Os membros da equipe trabalham de forma independente ou precisam de colaboração frequente?
  • A equipe exige um alto nível de supervisão e orientação da gestão?
  • A equipe tem acesso à tecnologia de que precisa para fazer seu trabalho virtualmente?
  • Quais são as suas necessidades imobiliárias?

Contudo, mudar sua força de trabalho para um modelo híbrido mudará suas necessidades imobiliárias. Depois de determinar qual trabalho pode efetivamente ser feito remotamente, a próxima etapa é decidir quem trabalhará remotamente e com que freqüência.

Quais são os seus requisitos de tecnologia?

Em um local de trabalho híbrido, os funcionários precisam de ferramentas para fazer bem o seu trabalho em qualquer lugar. As empresas devem investir em produtividade, colaboração e aplicativos de negócios essenciais que não apenas permitirão sua visão do futuro do trabalho, mas também os ajudarão a superar uma cultura centrada no escritório, permitindo uma comunicação digital fácil e a construção de relacionamentos.

Como você permitirá que sua organização trabalhe de forma assíncrona?

Em um modelo híbrido, os funcionários nem sempre trabalharão simultaneamente. Sendo assim, para permitir o trabalho assíncrono, você deve remover as algemas manuais digitalizando todos os processos possíveis e garantindo que as pessoas possam acessar facilmente as informações de que precisam, quando precisam. Em outras palavras, agora é hora de agilizar e modernizar as operações do dia a dia.

Como você traduzirá sua cultura para o mundo virtual?

Tornar-se híbrido significa que sua cultura não vive mais no escritório. Você deve descobrir como viver suas normas culturais em operações virtuais e comunicar sua cultura em cada estágio do ciclo de vida do talento, começando com a integração. Como seu processo de integração pode ser digitalizado? Como você garantirá que os novos contratados se sintam conectados a sua missão? E ainda, como você desenvolverá seus líderes e funcionários para prosperar em uma maneira virtual / híbrida de operar?

Os locais de trabalho híbridos mais bem-sucedidos oferecem aos funcionários flexibilidade e envolve líderes. Entre em contato e veja como nossa solução em intranet pode ajudar sua empresa a se tornar híbrida com sucesso.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint