Intranet
3 min de leitura

Torne o trabalho remoto mais eficiente com uma Intranet em nuvem

Por Luiz Antonio Sgargeta
Torne o trabalho remoto mais eficiente com uma Intranet em nuvem
 

O trabalho remoto é uma tendência que está aumentando. Contudo, há muitos benefícios comerciais em permitir que a equipe trabalhe remotamente. Algumas organizações, no entanto, têm preocupações sobre como gerenciar a produtividade, as comunicações e manter uma supervisão para os funcionários que trabalham remotamente. Portanto, uma intranet em nuvem é uma ferramenta que pode atender a essas preocupações, permitindo que sua empresa obtenha todas as vantagens dos muitos aspectos positivos do trabalho remoto.

Benefícios do trabalho remoto

Menos estresse

Trabalhadores remotos tendem a ser trabalhadores menos estressados. Ou seja, ter um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos principais motivadores do trabalho remoto. Assim, não ter que enfrentar aquela rotina diária de deslocamento é a garantia de reduzir os níveis de estresse, além de ser melhor para o meio ambiente.

Custos Reduzidos

Trabalhadores remotos podem reduzir despesas gerais e custos internos, bem como despesas com aluguel e propriedade. Portanto, incentivar diferentes formas de trabalhar pode resultar em economias consideráveis ​​para as empresas em relação a toda a força de trabalho.

Aumento do envolvimento dos funcionários

Permitir que os funcionários trabalhem com flexibilidade com o trabalho remoto melhora o moral da equipe e aumenta os níveis de engajamento dos funcionários. E há muitas evidências que sugerem que funcionários engajados são funcionários mais felizes. E funcionários mais felizes são mais produtivos.

Gerenciando a produtividade

Embora seja verdade que o trabalho remoto não é para todos os funcionários, a intranet em nuvem pode ajudar os funcionários remotos a serem produtivos, garantindo que todas as informações e ferramentas de negócios de que precisam estejam ao seu alcance. De diretórios de pessoal a calendários, políticas e procedimentos da empresa, a intranet contém tudo o que o trabalhador remoto precisa para continuar com o trabalho. Portanto, não haverá necessidade de enviar e-mail ou telefonar para o escritório com pedidos de informações. 

Além disso, espaços de trabalho colaborativos e áreas de projeto na intranet da empresa significam que os colegas podem trabalhar juntos em um projeto em tempo real, estando fisicamente localizados a muitos quilômetros de distância.

Manter uma boa comunicação

Os avanços tecnológicos tornaram o trabalho remoto uma opção viável para a maioria dos funcionários de escritório. Praticamente todo mundo tem um PC, tablet ou smartphone e uma conexão doméstica à Internet. No entanto, estar conectado não significa necessariamente que você está se comunicando bem como uma organização. Portanto, existem cenários em que os funcionários que estão localizados no escritório ainda se sentem desconectados de sua equipe e da organização em geral.

A intranet inclui várias ferramentas que irão melhorar as linhas de comunicação em toda a organização, bem como os funcionários remotos. Manter os funcionários atualizados com as últimas notícias e eventos da empresa é um aspecto importante. Isso é especialmente verdade para o trabalhador remoto, que não será capaz de se atualizar com a copiadora ou ao fazer um café. Feeds de notícias e blogs ou boletins informativos da intranet podem disseminar as informações mais recentes em toda a empresa, independentemente da localização da equipe.

A intranet da nuvem também é uma intranet social. Recursos como perfis e atividades externas, galerias, estimulam a conexão e um senso comum de identidade entre os membros da equipe, apesar do isolamento físico. Isso vai apelar para o lado social inato em todos nós.

Promover a cultura da empresa

Dar ao trabalhador remoto a sensação de pertencer a uma cultura mais ampla da empresa é um desafio. Pode ser difícil para o trabalhador remoto ver onde suas contribuições individuais se encaixam no sucesso geral da empresa. Ferramentas de comunicação como e-mail, chat, telefone e videoconferência também terão um papel a desempenhar na promoção da cultura da empresa . Programas de treinamento de intranet e introdução online também ajudarão junto com exercícios de cultura de equipe, base de conhecimento, ferramentas de colaboração e pesquisas.

No final das contas, cultura envolve valores e metas compartilhados e a intranet é um ótimo mecanismo para fazer com que os funcionários se inscrevam na cultura da empresa.

Trabalho Remoto e IntraTeams

Se você está pensando em introduzir o trabalho remoto e está se perguntando como uma intranet pode ajudar, entre em contato conosco, e veja a solução completa em intranet em nuvem que podemos ajudar sua empresa a construir e atingir altos níveis de produtividade.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint