Intranet
3 min de leitura

Benefícios de uma Intranet: o que você precisa saber

Por Erick Alves de Moura
Benefícios de uma Intranet: o que você precisa saber
 

Uma intranet é um local, acessível apenas por pessoas autorizadas a utilizá-la em determinada empresa, que permite a comunicação e colaboração dentro da organização.

Ou seja, ela é basicamente um site interno privado, que funciona como o único ponto de entrada para cada usuário da empresa em seu trabalho diário.

Sendo asssim, é a página que normalmente você encontra abrindo o navegador no computador de trabalho.

Quais são as vantagens de uma intranet?

Existem vários objetivos que você pode seguir quando começar a criar a intranet da sua empresa; estes são sempre baseados nas necessidades dos colaboradores da empresa e da própria empresa.

Portanto, alcançar esses objetivos aumenta os negócios e a produtividade em geral, entre vários outros benefícios.

1. Comunicação aberta e multidirecional

Uma empresa costuma utilizar vários canais de comunicação, mas apenas um é essencial para a comunicação corporativa: a intranet. Ela é útil deve facilitar todos os níveis de comunicação de cima para baixo, de baixo para cima, ponto a ponto.

2. Colaboração corporativa

Como sua empresa funciona? E-mail e unidades de rede compartilhadas são ferramentas de colaboração padrão em muitas organizações, mas sua intranet é a única ferramenta que pode ajudar a dar o pontapé inicial na digitalização de processos internos.

Então, por meio de sites de equipe, compartilhamento de conhecimento, mensagens instantâneas e ferramentas de vídeo, sua intranet é fundamental para a colaboração nos negócios.

3. Gerente de processos da empresa

A intranet da empresa é uma parte essencial dos processos de negócios. Assim, normalmente, uma intranet inclui ferramentas de autoatendimento gerenciadas por recursos humanos, como contracheques, pensões, benefícios, tempo livre, previdência, despesas, reserva de viagens etc.

Então, ao mover essas transações para a intranet, você terá tráfego garantido e isso melhora a comunicação interna, a eficiência e a colaboração. Ou seja, os funcionários gostam de ter todas essas funções em um único ponto de entrada. É valioso e eficaz em termos de tempo.

4. Uma porta de entrada para o conhecimento do negócio

No passado, as informações eram filtradas e poucas delas fluíam para baixo. Agora, o conhecimento é o produto chave para a maioria das empresas.

Nessa visão, a tecnologia combinada desempenha um papel fundamental na cultura organizacional corporativa para que o conhecimento se torne mais acessível e utilizável.

Uma intranet melhora exponencialmente essa estratégia permitindo que você compartilhe todas as informações necessárias com qualquer funcionário, mesmo em tempo real, onde quer que esteja.

5. Reflexo dos valores da empresa

Os funcionários não precisam de sua intranet com sinos e assobios, mas ela é abrangente é um reflexo digital dos valores e da cultura da empresa.

Uma grande intranet joga em perfeita sintonia com a empresa.

Os funcionários merecem ferramentas de primeira classe se quisermos ter expectativas de primeira classe em relação a eles

6. Cria uma comunidade empresarial

Muitas empresas estão reconhecendo o valor de criar uma comunidade interna para facilitar a colaboração e a inovação, mas também para promover o engajamento e a conexão dos funcionários com a empresa para a qual trabalham.

Permitir que as pessoas se conectem por habilidades, interesses, hobbies e experiências é o primeiro passo; a segunda é fornecer “espaço” de intranet e tempo corporativo para que a comunidade possa prosperar. As comunidades podem coexistir por meio de intranets, Internet corporativa e sites de mídia social.

7. Governança, gestão e estratégia transparentes

Se ninguém sabe quem governa ou controla o espaço, ou quais são as regras de engajamento, então há espaço para melhorias.

Certifique-se de publicar a estrutura de governança, sua estratégia de intranet, informações de contato do pessoal-chave e todas as regras de engajamento. Crie uma seção “Ideias” para que os funcionários possam contribuir para o crescimento orgânico da sua intranet.

Como a intranet pode realmente ajudar os negócios da empresa?

Devido à miríade de políticas internas, diretrizes, estatutos, regulamentos e instruções, muitas vezes há muita confusão para o pessoal do escritório.

Aqui temos os  problemas típicos de colaboração e comunicação enfrentados por uma empresa e formas de resolvê -los usando um sistema completo de intranet. Portanto, conheça dicas valiosas para escolher a melhor e mais eficaz solução de intranet para sua empresa.

Melhor comunicação

Os sistemas de intranet podem ter um sistema integrado de mensagens instantâneas (Micosoft Teams), bate-papo por vídeo, notificações on-line e de atividades e vários recursos para completar o conjunto de comunicação empresarial moderna.

Então, se você não conhece seu contato, a intranet pode ser uma excelente ferramenta para conhecer virtualmente um contato pela primeira vez , com imagens e links para informações de contato mais detalhadas dos funcionários.

Entre em contato e veja como, o Intra, nossa solução em intranet pode ser o que sua empresa busca.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint