Intranet
3 min de leitura

A comunicação é o ingrediente secreto na boa experiência do funcionário

Por Fernando Viana e Sá
A comunicação é o ingrediente secreto na boa experiência do funcionário
 

Não é segredo que o mercado de trabalho em 2021 começou a crescer novamente com a reabertura de empresas. O aumento do número de oportunidades apresentadas aos funcionários por empresas que precisam de pessoas talentosas significa que eles podem exigir mais de seus locais de trabalho; ou seja, uma excelente experiência do funcionário, desde a entrevista até o trabalho diário. Para evitar a perda da chamada ‘guerra por talentos’, as empresas precisam entregar estratégias EX realmente excelentes que as tornem empregadores de destino.

O que é a experiência do funcionário (EX)?

Muitos fatores contribuem para a experiência do funcionário, incluindo a cultura da empresa. As organizações tradicionalmente abordam cada um desses elementos separadamente, enquanto os funcionários os vêem da mesma forma. Agora, os empregadores estão começando a adotar essa visão holística para

Como muitos funcionários associam seus sentimentos, bem-estar e sensação de satisfação com o trabalho à experiência dos funcionários, as organizações que não trabalham ativamente para melhorá-lo continuamente e medir seu impacto correm o risco de perder os melhores talentos para as organizações que o fazem. Eles também correm o risco de experimentar menor produtividade e engajamento daqueles que ficam, mas se sentem desinteressados ​​por causa da cultura pobre e da falta de acesso a ferramentas de colaboração e produtividade que lhes permitem encontrar rapidamente todas as informações de que precisam. Nesse sentido, uma melhor experiência do funcionário leva a um melhor engajamento, porque funcionários mais felizes estão mais inclinados a participar.

Como melhorar sua experiência de funcionário

Dominar a experiência dos funcionários é um desafio contínuo. Pois cada nova geração terá suas próprias expectativas que a organização precisará entender e incorporar em sua estratégia EX. A Geração Z pode ser a nova criança do quarteirão em termos de gerações ativas no local de trabalho, mas suas expectativas devem ser levadas em consideração.

Os empregadores precisam incorporar cada um dos fatores mencionados acima na cultura da empresa e comunicá-los de forma eficaz em todas as fases da jornada do funcionário, e isso deve começar já antes do embarque.

Tudo isso se resume à comunicação, que pode ser entregue e informada através dos seguintes métodos:

  • Pesquisas frequentes
  • Feedback e análises regulares
  • Reconhecimento e reconhecimento
  • Exercícios de construção de equipes
  • Comunicações multicanais que informam e inspiram todos os membros da equipe

Quando se trata do que esses funcionários mais desejam ouvir, as soluções de intranet com amplos conjuntos de recursos podem revelar muito disso. Da mesma forma, a análise de conteúdo sobre as páginas da intranet mais e menos visualizadas pode dar aos comunicadores uma visão vital sobre o que é mais impactante e o que requer repensar. Em vez de simplesmente enviar mensagens abrangentes por e-mail, uma intranet moderna pode fornecer os insights para desenvolver conteúdo personalizado e, em seguida, entregá-lo de maneiras multicanais, melhorando assim a experiência do funcionário sobre como eles recebem notícias.

Embora entregar alguns dos fatores mencionados acima possa parecer mais desafiador na era do trabalho híbrido e remoto, concentrar-se em melhorar a experiência digital do funcionário por meio de uma intranet ou plataforma de experiência do funcionário (EXP) pode render recompensas significativas.

O poder da comunicação multicanal

Sua organização pode ter a equipe de comunicação mais criativa e talentosa do mundo; poderia ter a liderança mais forte, inspiradora e influente; e poderia ter a seleção perfeita de valores e a missão e visão mais claras. Mas sem a estratégia e a plataforma certas para comunicar todos esses fatores a todos os funcionários, nada disso importa.

Uma intranet moderna com recursos de mensagens multicanais é o elemento essencial de que as organizações precisam. Não apenas para turbinar suas comunicações de uma forma que aprimore a experiência do funcionário, mas também para conectar as pessoas certas às comunicações certas no momento certo e de uma maneira que funcione para eles. É assim que os empregadores líderes de hoje estão colocando a comunicação no centro da experiência do funcionário. Conectando-se com seu pessoal e construindo comunidades prósperas onde os funcionários se mantêm inspirados e engajados.

Por fim, veja também nosso outro artigo sobre como uma intranet corporativa é melhor para comunicações internas.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint