Intranet
3 min de leitura

Dicas para melhorar a comunicação no local de trabalho

Por Luiz Antonio Sgargeta
Dicas para melhorar a comunicação no local de trabalho
 

Em quase todos os aspectos da vida (profissional e pessoal), a comunicação eficaz é crucial para o sucesso e a felicidade. Portanto, os relacionamentos não podem prosperar sem comunicação aberta, e o mesmo vale para empresas grandes e pequenas.

Então, a qualidade da comunicação interna de uma empresa geralmente diz muito sobre a própria empresa. Ou seja, quando a má comunicação não é verificada, os dias da sua organização podem estar contados.

Felizmente, há muitas maneiras de melhorar a comunicação no local de trabalho, muitas das quais podem ser obtidas por meio de seu software de comunicação interna .

1. Verifique os funcionários regularmente

Verificar com os funcionários é uma maneira eficaz de garantir que a comunicação seja forte. Planeje reuniões pessoais ou online a cada poucas semanas ou meses. Discuta projetos, feedback sobre liderança e sugestões para o futuro. Então, você também pode agendar conversas ou criar pesquisas de funcionários. As pessoas querem compartilhar seus pensamentos e opiniões. Portanto, respeitando e ouvindo sua equipe, você melhorará a comunicação no local de trabalho.

2. Implementar uma intranet

O software de intranet é a melhor solução para melhorar a comunicação no local de trabalho. Afinal, é composto por ferramentas que agilizam os processos de negócios diários, uma intranet também é uma plataforma de comunicação interna robusta com ferramentas de colaboração fáceis de usar. Assim, ele permite que os funcionários se conectem e compartilhem ideias em um ambiente livre de julgamentos. Ademais, a popularidade do software de intranet está crescendo a uma taxa exponencial e está se tornando mais intuitiva para oferecer suporte a todos os aspectos dos negócios.

3. Aproveite as redes sociais

A mídia social é uma ajuda poderosa para as empresas se comunicarem com os clientes. Ele também aprimora a colaboração interna. Então, incentive os funcionários a “curtir”, comentar e compartilhar postagens interessantes sobre sua organização. Porque, isso estimula conversas, educa os funcionários sobre algo que eles não sabiam e aumenta o moral. Você também pode incorporar seus canais de mídia social em sua intranet, para que os funcionários sempre saibam o que sua empresa está compartilhando com o público. 

4. Recompense trabalhos bem feitos

Quando as expectativas são definidas, as pessoas podem cumprir. Então, reconheça os esforços de seus funcionários quando eles vão além em uma tarefa ou se destacam em um projeto. Assim, os impactos são duplos. Primeiramente, ele reconhece e recompensa o bom comportamento. Em segundo lugar, é um exemplo para outros funcionários. Ou em outras palavras, comunica expectativas por meio da ação. Contudo, existem algumas maneiras de fazer isso – se a sua intranet tiver ferramentas de gamificação , você pode recompensar pontos quando as pessoas concluem tarefas ou enviar “emblemas” quando elas assumirem o controle dos projetos.

5. Permita que seus funcionários tenham a oportunidade de recarregar as baterias

Trabalhar muitas horas pode ser exaustivo, física e mentalmente. Todos experimentam isso … e quando você está se sentindo exausto, é difícil se comunicar com os outros de maneira eficaz. Dê aos seus funcionários a oportunidade de fazer pausas. Um equilíbrio entre vida pessoal e profissional gerenciado ajuda as pessoas a serem mais felizes e saudáveis. Quer isso signifique almoços mais longos ou dias pessoais ocasionais, você obterá as melhores versões de seu pessoal ao liberar um ambiente estagnado e permitir que eles reiniciem.

6. Compartilhe notícias importantes

Se você deseja uma comunicação forte, precisa se comunicar quando é mais importante, como durante a  mudança organizacional . Quer as notícias sejam agradáveis ​​ou difíceis, é importante que você articule as informações de maneira honesta, sincera e o mais rápido possível. Às vezes, essa mensagem é melhor transmitida por um CEO e, outras vezes, por outra pessoa de liderança. Essas são decisões que você precisa tomar de antemão. Sempre tenha um plano e esteja pronto para ouvir as reações de sua equipe.

7. Incorpore tecnologias móveis

Mais do que nunca, as pessoas estão usando smartphones e tablets para tudo. Como muitos funcionários ficam fora do escritório regularmente, você precisa ser capaz de entrar em contato com eles e se comunicar com eles fora do local de trabalho. Um aplicativo de intranet móvel  resolverá todos os seus problemas. Não importa onde os funcionários estejam, documentos, pessoas e informações cabem em seus bolsos.

8. Seja pessoal

Ambientes rígidos não beneficiam ninguém. É claro que você deseja uma empresa que se destaque e que se concentre em objetivos. Mas para realmente ter uma comunicação eficaz, você precisa ser pessoal e humano. Políticas de portas abertas, entrevistas permanentes e saídas da empresa são ótimas táticas para melhorar a comunicação, mas se sua energia estiver fria, esses esforços podem fracassar. Experimente fazer algumas piadas, sorrir ocasionalmente e certificar-se de que as conversas são em vias de mão dupla. A última coisa que você deseja são ambientes insalubres, onde os funcionários temem vir para o trabalho.

Em conclusão

Melhorar a comunicação no local de trabalho é um trabalho constante em andamento. É uma relação de dar e receber que requer paciência, cuidado e capacidade de ouvir. Existem muitas abordagens que você pode adotar, mas ao avançar com um plano, você notará um aumento no engajamento e na produtividade dos funcionários. Use as dicas acima para criar uma comunidade baseada na comunicação, crescimento e sucesso, juntos.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint