Intranet
2 min de leitura

Comunicação Interna: maneiras de conectar sua empresa

Por Luiz Antonio Sgargeta
Comunicação Interna: maneiras de conectar sua empresa
 

À medida que uma empresa cresce, a comunicação interna fica mais complicada de gerenciar. Temos três dicas práticas para ajudar você a manter todos na mesma página.

Fazer a ponte entre locais e departamentos é o desafio mais comum de conectar sua empresa. Mesmo que você ainda seja relativamente pequeno, pode ser difícil conseguir uma conexão verdadeira em toda a sua organização.

Veja por que essa desconexão acontece e o que você deve fazer a respeito:

A problemática matemática da interconexão

Quando você era uma equipe de três pessoas, a comunicação interna era simples. Há apenas três interações para manter. Os encontros são fáceis e frequentes, por isso é fácil manter todos na mesma página

Mas, muito poucas equipes são compostas por apenas três pessoas. Em uma equipe de 7 pessoas, existem 21 pares de relacionamento em jogo. Permanecer conectado agora requer muito mais intenção e práticas acordadas.

A comunicação no nível individual agora se tornou incrivelmente complexa.

Causando conexões

Nesta seção, fornecemos três maneiras de fazer isso.

1. Obtenha um espaço que incentive a interação

Mesmo quando todos os seus funcionários estão em um único local, a conexão ainda pode ser difícil. De fato, mesmo quando todos estão juntos, se o layout não promover a circulação e a interação, a desconexão acontece.

Tanto quanto possível, coloque seu pessoal em um único espaço contíguo que promova a circulação e a interação.

2. Faça com que os funcionários interajam ativamente

Tanto valor e inovação acontecem por causa de encontros casuais – dois funcionários conectando coisas que de outra forma nunca seriam conectadas.

Para que isso aconteça, as pessoas precisam se encontrar. Isso precisa acontecer em cada um dos seus locais e em todos os locais, pessoalmente ou online.

Parte disso pode ser conduzido socialmente por meio de eventos de team building, retiros, churrascos, festas de Natal e afins. Mas, provavelmente ainda mais potente é a criação de grupos de trabalho multifuncionais (e multilocais) para explorar oportunidades e resolver problemas juntos.

O número de problemas que foram identificados e resolvidos por pessoas que se encontram para compartilhar essa atividade de baixo valor é notável.

3. Invista em ferramentas que causem comunicação e colaboração

Fornecer aos funcionários uma ferramenta de comunicação moderna como o Microsoft Teams ou intranet permitirá que eles se encontrem e se conectem facilmente. Isso é especialmente benéfico para empresas com vários locais.

Sua ferramenta de comunicação deve ser atraente e fácil o suficiente para todos usarem. Dessa forma, a barreira tecnológica será baixa e se tornará o centro para que todos descubram o que está acontecendo em toda a empresa. Se você quiser saber mais sobre como uma intranet melhora a experiência do funcionário e aumenta a conectividade, confira este artigo.

Conclusão

A comunicação clara é a espinha dorsal de um negócio próspero. Quando sua empresa atinge um determinado tamanho, alcançar isso exigirá intenção e infraestrutura. Abordar seu espaço de trabalho, suas práticas e sua conectividade online podem ajudar no esforço de manter o diálogo aberto, fluente e produtivo.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint