Intranet
2 min de leitura

Comunicação interna e a reintegração dos colaboradores

Por Erick Alves de Moura
Comunicação interna e a reintegração dos colaboradores
 

Conforme os países em todo o mundo começam a flexibilizar as restrições de bloqueio da COVID-19, é uma mistura de emoções para muitos. Alguns estão ansiosos para sair e se socializar, fazendo reservas em seu restaurante favorito e aproveitando a chance de se reunir com os colegas no ambiente de trabalho. Outros são mais cautelosos, tendo se adaptado à vida dentro de casa e ainda preocupados em transmitir o vírus.

Os empregadores devem estar cientes dessas várias reações à transição de volta ao normal. Os funcionários precisam de apoio para evitar alienar aqueles que lutam contra a ansiedade de reentrada. O gerenciamento dessa situação por comunicadores internos deve ser cuidadoso e preciso.

O papel da comunicação interna

Alguns funcionários ainda podem estar trabalhando em casa, especialmente se o retorno for gradual para evitar um escritório cheio.

Os funcionários também podem desejar maior flexibilidade no local de trabalho. Eles estão acostumados a um deslocamento menor graças ao trabalho doméstico nos últimos meses. Aqueles que estão insatisfeitos com a nova situação podem ir embora, colocando pressão sobre a equipe de recrutamento.

A ansiedade é causada pelo desconhecido ou não familiar, portanto, as comunicações internas direcionadas são idealmente posicionadas para tranquilizar e reorientar.

Também pode haver pessoal em risco de demissão que precisa ser considerado. Essa situação nunca é agradável para os funcionários, mas pode ser ajudada por meio da transparência nas comunicações internas. Gerenciar esse processo com sensibilidade e entender as implicações para o bem-estar é essencial.

No geral, a maioria dos funcionários é resiliente. Principalmente quando recebem estratégias para reduzir a ansiedade e o apoio profissional de que precisam. Dar este passo ajudará a construir essa confiança de volta.

Como o software de comunicação interna apóia o retorno do escritório 

Gerenciar e postar novo conteúdo na intranet pode motivar os funcionários para o retorno do escritório. Mas como o software de comunicação interna pode dar suporte à equipe durante esse período de transição? 

Receber feedback de toda a força de trabalho pode ajudar os profissionais de comunicação e líderes seniores a obter informações valiosas. O envio de uma  pesquisa para a equipe coletar essas informações anonimamente para que os colaboradores saibam que podem ser sinceros. Descobrir o clima geral sobre a devolução do escritório permite um conteúdo interno personalizado. 

Comunicações internas bem planejadas orientam os funcionários durante a reabertura do local de trabalho e reduzem de forma viável os efeitos da ansiedade de reentrada.

Mensagens significativas da equipe de liderança sênior oferecem suporte genuíno e o direcionamento ao público garante que cada funcionário tenha acesso às atualizações do local de trabalho relevantes para eles.

Por fim, pode ajudar a enfatizar que a organização valoriza seus funcionários e todo o trabalho árduo realizado durante a pandemia. 

O que vem depois?

As emoções sentidas por funcionários individuais em relação ao retorno ao escritório variam muito. Mas o que todos irão apreciar é a franqueza e a honestidade, especialmente da equipe de liderança. Descreva os valores de negócios em comunicações internas estratégicas ou talvez até considere revisá-los para se adequarem ao novo ambiente cultural. Dê aos funcionários a oportunidade de se reconectar aos valores, para que possam ter uma nova apreciação do que torna seu local de trabalho único. Não apresse aqueles que precisam de um pouco mais de tempo para se ajustar e certifique-se de que o suporte necessário esteja no lugar, se necessário. Por fim, veja também nosso outro artigo sobre dicas para melhorar a comunicação no local de trabalho, que podem e muito ajudar neste momento de retorno aos escritórios.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint