Intranet
3 min de leitura

Comunicação e mudanças em um mundo cada vez mais virtual

Por Luiz Antonio Sgargeta
Comunicação e mudanças em um mundo cada vez mais virtual
 

O ano passado colocou a liderança no centro das atenções, visto que muitos modelos de negócios mudaram literalmente da noite para o dia e a forma de comunicação também. Durante a imensa mudança, o papel de um líder sempre foi complexo – desde ajudar as pessoas a se adaptarem, comunicando claramente uma visão de futuro e sendo engajado e mostrando apoio até, em última análise, fornecer incentivo para ajudar as pessoas a sobreviverem quando as coisas ficam difíceis. O ano passado foi tudo isso e muito mais.

Fizemos a transição para um ambiente de trabalho virtual (que em breve será híbrido), repentinamente e em grande escala. Como resultado, alteramos nosso modelo de interação humana. Assim, mudamos nossas rotinas de trabalho diárias e (sem querer) eliminamos as fronteiras entre casa e trabalho.

Contudo, para ter sucesso nessa nova forma de trabalhar, os líderes devem se concentrar nas três práticas, de comunicação a seguir.

1. Comunique-se

A informação digital flui mais livremente e é mais acessível em um mundo virtual , o que à primeira vista parece excelente para passar a mensagem. No entanto, é fácil para as mensagens principais se perderem no número cada vez maior de canais de informação e meios de mensagem que chegam às pessoas. Então, os líderes precisam orientar o que as pessoas devem prestar atenção e ajudá-las a filtrar o ruído.

Este também é um bom momento para reavaliar suas normas de comunicação empresarial.

  • Você começa suas videochamadas com um propósito claro?
  • Seus pontos-chave são inequívocos e organizados em uma ordem lógica?
  • As ações do próximo passo são fáceis de identificar?
  • Como você avalia se as pessoas estão alinhadas?

Você não precisa ser formal para ser eficaz.

2. Fornecer engajamento e suporte

Confiança e apoio sempre andaram de mãos dadas. Sem momentos humanos face a face, é mais difícil construir relacionamentos e confiança. Mas não é impossível.

Os líderes devem modelar o caminho para suas equipes sendo autênticos e genuínos nas interações individuais e em grupo. Assim, compartilhar seus valores e intenções, junto com a disposição de ser vulnerável com outras pessoas, enviará sinais claros para sua equipe.

Eles também podem fomentar o trabalho em equipe, promovendo normas de equipe para estabelecer horários de trabalho confiáveis ​​e as regras para engajamento “virtual”. Por exemplo, quando precisamos estar na frente da câmera e quando não há problema em desligá-la.

E, à medida que avançamos para o ambiente de trabalho híbrido antecipado , esteja ciente de manter um campo de jogo nivelado entre os funcionários quando estiverem trabalhando pessoalmente ou remotamente. Por exemplo, certifique-se de que participantes remotos tenham voz nas reuniões, incentive o uso de vídeo para ajudar as pessoas a estarem mais presentes e conectadas e use o bate – papo de maneira eficaz para aprimorar as conversas em discussões ao vivo.

3. Fique conectado quando as coisas ficarem difíceis

Mais do que nunca, os líderes precisam estar na vanguarda, ajudando as pessoas a prosperar em constantes mudanças e interrupções. Mostre sua humanidade, seja vocal e demonstre a importância do bem-estar. Descubra o que está acontecendo na vida dos membros da sua equipe e responda com atos de gentileza que mostram que você se importa. Não tenha medo de reconhecer a realidade de trabalhar em casa e ficar atento aos sinais de esgotamento dos funcionários. Deixe as pessoas saberem que há alguém por perto.

Como? Por um lado, reserve um tempo para os momentos humanos durante o dia, como demonstrar empatia, compartilhar alegrias e tristezas e reservar um tempo para celebrar os momentos especiais da vida. Portanto, incentive as pessoas a fazerem pausas para se recarregar e desestressar – isso inclui você também.

Liderar durante a mudança exige coragem, compaixão e consciência. No entanto, os líderes podem ajudar suas equipes a prosperar na ruptura, envolvendo-se em comunicação personalizada, modelando o caminho para a construção de confiança e sendo humanos. Veja também nosso outro artigo, a intranet: não apenas outro aplicativo empresarial e como uma intranet pode facilitar em muito a comunicação dentro de sua empresa.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint