Intranet
3 min de leitura

Comunicação: Maneiras subestimadas de motivar seus funcionários

Por Fernando Viana e Sá
Comunicação: Maneiras subestimadas de motivar seus funcionários
 

Sem funcionários da linha de frente, muitas organizações deixariam de existir. Assim, assistentes de lojas de varejo, enfermeiros em instalações de saúde, trabalhadores em canteiros de obras e trabalhadores de linhas de montagem são apenas alguns dos trabalhadores sem mesa que compõem 80% da força de trabalho global. Portanto, a importância da comunicação com esses funcionários é clara.

No entanto, os funcionários da linha de frente geralmente estão insatisfeitos e desengajados, o que pode afetar negativamente o nível de serviço prestado ao cliente.

Então, neste artigo, analisamos maneiras subestimadas de motivar seus funcionários da linha de frente.

1. Coloque todos na mesma página

Os funcionários da linha de frente não passam seus dias na frente de uma tela de computador. Então, a maioria está de pé ou viajando de um lugar para outro.

Assim, desde lidar com uma crise, treinar funcionários sobre novos produtos e serviços ou atualizá-los sobre o local em que trabalham, a comunicação é fundamental.

Portanto, lembre-se de que as pessoas consomem informações em diferentes formatos e dispositivos, e as organizações precisam ir além de simplesmente enviar e-mails aos funcionários.

2. Personalize a comunicação

A comunicação regular e frequente é fundamental para uma força de trabalho informada e engajada. No entanto, confiar em explosões de e-mail em massa não é a resposta.

A maioria das organizações usa e-mails para todas as comunicações, desde atualizações críticas relacionadas ao trabalho até sutilezas sociais. Isso pode fazer com que as mensagens se percam entre toda a desordem em suas caixas de entrada. Isso não é o ideal, especialmente porque alguns funcionários não têm um endereço de e-mail da empresa.

Então, direcionar conteúdo e comunicações é fundamental para evitar a sobrecarga de informações e construir uma cultura positiva com uma força de trabalho remota.

3. Faça com que seja fácil dar e obter feedback

Uma parte fundamental da motivação de todos os funcionários é facilitar o fornecimento de feedback e o compartilhamento de preocupações. Assim, dado que os funcionários da linha de frente trabalham diretamente no local, muitas vezes fornecendo atendimento ao cliente, há muito conhecimento pessoal que eles podem acumular sobre a melhor forma de desempenhar seu trabalho.

Portanto, o feedback também pode impulsionar a inovação e a ideação. Seus funcionários da linha de frente estão no local, interagindo com os clientes, entregando, fabricando ou construindo seus produtos. Eles experimentam em primeira mão os processos que foram criados pela matriz.

4. Crie um centro de conhecimento online de fácil acesso

Os funcionários da linha de frente não têm tempo para fazer uma pergunta a um colega se estão em uma linha de produção ou ajudando um cliente, e isso acaba afetando sua capacidade de fornecer o melhor serviço possível. Facilite o acesso ao conhecimento de que precisam introduzindo as melhores práticas de gestão do conhecimento. 

5. Fornecer oportunidades de treinamento contínuo

Fornecer aos funcionários acesso a oportunidades de desenvolvimento profissional e treinamento pode ajudar bastante a mostrar a eles que você os valoriza como indivíduos.

Os funcionários da linha de frente exigirão treinamento sobre a empresa, novos produtos ou serviços, soft skills e hard skills, novas campanhas, campanhas sazonais, bem como programas para prepará-los para novos cargos.

Invista em uma comunicação digital

Um local de trabalho digital pode ajudá-lo a superar os desafios mencionados neste artigo – de maneira econômica ao:

  • Fornecendo um centro de indução de funcionários.
  • Oferece cursos de treinamento por meio de uma plataforma de eLearning, com links para recursos relacionados, incluindo um diretório de funcionários e formulários online.
  • Criação de um repositório central de conhecimento.
  • Hospedagem fácil de encontrar políticas, procedimentos e outros documentos.
  • Entregando notícias personalizadas e sucessos compartilhados.
  • Conectando funcionários por meio de comunidades informais e ferramentas sociais.
  • Solicitar feedback por meio de ferramentas sociais de perguntas e respostas e formulários online.
  • Integração com sistemas de terceiros para obter e exibir dados resumidos em sua solução.
  • E mais!

Por fim, uma intranet é frequentemente apresentada como a base de um local de trabalho digital. Ele reúne uma série de ferramentas e sistemas, permitindo que sua organização forneça aos funcionários um acesso único e unificado a informações atualizadas e importantes e atualizações da empresa, bem como os recursos e ferramentas essenciais para ajudá-los a realizar seus trabalhos.

Entre em contato agora mesmo e veja como nossa solução em intranet o Intra, pode te ajudar.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint