Intranet
2 min de leitura

Comunicar mudanças: três métodos que você não está usando

Por Fernando Viana e Sá
Comunicar mudanças: três métodos que você não está usando
 

Existem três métodos dos quais você provavelmente não está aproveitando, mas deveria. Isso pode aliviar o tédio não apenas para você, mas para as liderança e partes interessadas. Assim, também o ajudará a transmitir a mensagem com muito mais eficácia do que antes.

Social Media

A mídia social está em tudo e em todos os lugares. Portanto, não podemos escapar dela. Entretanto, as postagens nas redes sociais são os outdoors do século 21. Considere estas questões:

  • Como os funcionários usam a mídia social interna (Yammer, Microsoft Teams e assim por diante)?
  • Quando foi a última vez que você incluiu memes em seu plano de comunicação?
  • E, embora não seja necessariamente uma mídia social, você já considerou como o uso de podcasts e blogs pode adicionar novos métodos de comunicação ao seu plano de mudança? Esses formatos têm um impacto diferente dos métodos de comunicação tradicionais.

Então, as formas internas de mídia social são ótimas para promover a cultura e ajudam você a pensar além dos métodos tradicionais para transmitir sua mensagem.

Comunicar com elemento surpresa

Chame a atenção dos funcionários rapidamente, fazendo algo fora do comum. Se você estiver passando por uma mudança significativa, adicione um elemento “surpresa” que você nunca experimentou. Os elementos surpresa podem incluir:

  • Um vídeo do patrocinador do projeto contando uma história memorável.
  • Uma oferta gratuita no lançamento de um novo projeto.
  • A equipe de liderança fazendo um vídeo.
  • Uma mensagem de voz em massa do patrocinador para todos os funcionários.

Seja criativo. Encoraje os funcionários a tirar um tempo da semana para se concentrar em suas carreiras. Crie o conceito de “dedicar 5 minutos por dia” para sua carreira. 

Use também uma mensagem de correio de voz em massa para encorajar todos os funcionários a revisar os benefícios , depois que a empresa fez a transição para um novo sistema.

Fazer algo novo chama a atenção de todos e, se a mudança for tão significativa, vale a pena fazer algo único para aumentar a conscientização.

Comunicar fazendo-os rir

Muitas vezes esquecemos que o humor é importante no trabalho, em casa e em nossas vidas em geral. Vários artigos de pesquisa documentam os benefícios do riso. Adicionar humor ao seu plano de comunicação de mudança interna ajudará a garantir que suas mensagens sejam mantidas. Mas o humor faz mais do que isso. Por exemplo:

  • O humor, bem feito, adiciona um elemento de humanidade aos líderes.
  • Ajuda as pessoas a se lembrarem do que você diz, usando um alívio cômico bem colocado.
  • O riso é desarmante. Zombar de coisas com as quais todos estão preocupados diminui um pouco as situações difíceis.
  • O humor, e sua contrapartida, são trampolins maravilhosos para a inovação.

É importante observar que seu humor precisa ser oportuno e apropriado. Se você não pode ser engraçado, pelo menos seja inteligente, essa é outra maneira de ajudar a mostrar seu ponto de vista.

Conclusão

Saia da sua zona de conforto quando se trata de comunicações de gerenciamento de mudanças. Pois, os funcionários, especialmente os mais jovens, esperam acessar as mesmas ferramentas de mídia social que usam todos os dias. Portanto, crie comunicações especificamente para meios de comunicação sociais internos. Não tenha medo de adicionar o elemento surpresa de vez em quando e experimente o humor. Você não apenas se conectará com mais pessoas, mas também poderá começar a desfrutar mais de seu trabalho.

Por fim, esteja você procurando melhorar a comunicação em toda a comunicação interna e intranet móvel: 7 motivos para aderir

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint