Intranet
3 min de leitura

Maneiras de corrigir comunicação deficiente no local de trabalho

Por Erick Alves de Moura
Maneiras de corrigir comunicação deficiente no local de trabalho
 

Quando uma empresa tem uma comunicação deficiente, o efeito pode repercutir em toda a organização, levando a questões culturais significativas e a uma insatisfação generalizada. É importante avaliar regularmente a eficácia das comunicações dos funcionários para que você possa identificar quaisquer áreas de melhoria e tomar medidas para corrigi-las. Este artigo explora como as comunicações deficientes se desenvolvem em uma organização e oferece maneiras de corrigi-las.

Má comunicação no local de trabalho 

Comunicações deficientes são um problema perigoso que não deve ser encarado levianamente. As organizações que não conseguem se comunicar de forma eficaz têm maior probabilidade de ter dificuldades para sustentar os objetivos de negócios padrão, como retenção de funcionários, engajamento, produtividade e até mesmo satisfação do cliente. 

Se você estiver enfrentando alguma dessas situações, é hora de examinar mais de perto suas comunicações. Depois de reconhecer que há trabalho a ser feito, você estará no caminho certo para criar um local de trabalho melhor, onde os funcionários possam prosperar e as metas organizacionais possam ser alcançadas.

1. Meça, analise e elabore um plano

Muitos profissionais de comunicação lutam para medir suas comunicações internas devido aos indicadores qualitativos e quantitativos limitados e, portanto, evitam totalmente o processo. No entanto, para se manter competitivo, você precisa saber como está seu desempenho. É essencial monitorar o nível de envolvimento e o sentimento dos funcionários em relação ao seu conteúdo.

Existem várias maneiras de medir a eficácia de suas comunicações atuais. Alguns exemplos incluem: 

  • Discussões individuais e em grupo com perguntas específicas que ajudam a entender quais conteúdos e métodos de comunicação sua equipe considera mais envolventes 
  • Estatísticas de e-mail – verifique suas taxas de abertura e cliques para comunicações anteriores
  • Pesquisas de pulso – adicione algumas perguntas à sua próxima pesquisa de pulso para avaliar como os funcionários se sentem sobre a maneira como você fornece informações sobre a empresa
  • Auditorias internas e externas – faça uma auditoria do conteúdo e das mensagens das comunicações dos seus funcionários ou contrate um terceiro para analisá-lo para você
  • Análise da intranet sobre como os usuários estão interagindo com seu conteúdo

Depois de identificar o que funciona e o que não funciona, juntamente com quaisquer problemas importantes com suas comunicações existentes, você pode definir essas metas e implementar as mudanças necessárias.

2. Mantenha as comunicações simples e acessíveis

Mantenha suas comunicações simples e diretas. Se você tiver um anúncio para comunicar, forneça uma visão geral curta e básica e depois compartilhe o que isso significa para cada funcionário. Manter as coisas organizadas e breves garantirá que você receba a atenção da mais alta qualidade do seu público. Se você tiver a oportunidade, transmita sua mensagem a alguns colegas de trabalho e pergunte-lhes como é fácil entendê-la – eles podem ter alguns insights novos ou identificar alguma linguagem desnecessariamente complicada que você tenha esquecido.

3. Ouça seu público

Ouvir os funcionários é fundamental para o crescimento organizacional e merece ter uma grande influência em sua estratégia de comunicação interna. Abrir vários canais de feedback pode ajudar os comunicadores a descobrir o que está causando seus problemas. É importante misturar os tipos de feedback que você está recebendo. Pesquisas de opinião dos funcionários e questionários são populares porque as respostas podem ser numéricas, tornando os resultados mais fáceis de quantificar, avaliar e encontrar soluções.

4. Use as ferramentas certas de comunicação

Implementar uma solução de local de trabalho digital, como uma intranet, pode melhorar suas comunicações internas, fornecendo um hub centralizado para toda a organização. Uma intranet facilita a disseminação de informações, proporcionando à sua empresa um fórum dedicado para comunicação de cima para baixo, de baixo para cima e lateral. Com uma intranet eficaz, os funcionários sabem que podem acessar tudo em um só lugar, eliminando a sobrecarga do canal e dando a todos o que precisam, quando precisam, independentemente de fuso horário, localização ou função.

A tecnologia certa pode ajudar muito no resgate de comunicações deficientes; portanto, se você estiver tendo dificuldades com suas comunicações, procure maneiras de obter as ferramentas certas. Quando você tiver certeza do que precisa e dos benefícios que isso trará para a organização como um todo, será mais fácil defender seu caso e em breve você estará no caminho de uma comunicação melhor.

Entre em contato ainda hoje e veja com o IntraTeams nossa solução em Intranet aliada ao Microsoft Teams pode ajudar a sua empresa.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint