Intranet
3 min de leitura

Crie conteúdo que inspire os colaboradores a fazer melhor

Por Fernando Viana e Sá
Crie conteúdo que inspire os colaboradores a fazer melhor
 

A comunicação é complicada. Existem milhares de maneiras de empacotar uma mensagem e ainda mais maneiras de enviá-la. Entretanto, feita da maneira correta, essa mensagem tem o poder de moldar pensamentos e possibilitar resultados significativos. Sendo assim, é especialmente verdadeiro com as comunicações dos funcionários e a criação de conteúdo que os inspira a fazer o melhor.

Então, quer aprender como criar conteúdo que inspire os funcionários a fazer o melhor? Aqui estão algumas coisas para manter em mente …  

Siga uma abordagem centrada no ser humano 

Pode parecer simples, mas uma abordagem centrada no ser humano é freqüentemente esquecida quando se trata de conteúdo. Podemos facilmente perder o foco das pessoas para as quais estamos criando conteúdo no profundo pool de segmentação de público, personas e grupos. 

Obviamente, segmentar públicos em grupos é um ótimo ponto de partida. Dessa forma, você pode ajustar e personalizar o conteúdo. Mas nunca se esqueça de que você está falando com pessoas, humanos com pensamentos, sentimentos, desejos e necessidades. Em vez de focar amplamente em um grupo, fale com uma pessoa específica e tente responder às suas perguntas e forneça orientação como faria com essa pessoa. Se isso significar realmente pedir feedback dessa pessoa, vá em frente. Caso contrário, simplesmente imagine o que essa pessoa precisaria.

Estabeleça uma marca de empregador que inspire os funcionários 

A maioria das organizações investiu tempo e esforço para criar uma marca – como gostariam de ser vistas e conhecidas fora da empresa. Isso geralmente é direcionado a clientes e clientes em potencial. Então, por motivos óbvios, essa mesma marca não se traduz diretamente para um público interno.

Sua empresa também tem uma segunda marca relacionada à sua marca principal, sobre como você é visto como empregador. Esta é a sua marca de empregador e vive e respira nas mentes e nos corações de seus antigos, atuais e futuros funcionários.

O que isso significa para o conteúdo? Bem, as comunicações internas são a personificação da marca de seu empregador. Então, onde o marketing e a publicidade procuram levar a marca corporativa ao público, os comunicados internos trazem a marca do empregador aos funcionários. 

Como empregador, pelo que você quer ser conhecido? Fale com a equipe estrategicamente, em vez de operacionalmente, e você estará no caminho certo para estabelecer sua marca de empregador. 

Preste atenção a algumas táticas de conteúdo 

1. Tom de voz 

“Manuseie-os com cuidado, pois as palavras têm mais poder do que as bombas atômicas.” – Pearl Strachan Hurd 

Você sabia que 70 a 90% de toda a comunicação é não verbal? Na verdade, o que importa não é o que você diz, mas como você diz. Assim, para conteúdo que não seja face a face, o tom de voz é uma ferramenta poderosa para adicionar pistas não verbais ao conteúdo. 

2. Planejamento cuidadoso 

“O segredo de ser chato é dizer tudo.” – Voltaire 

Saber o que dizer e quando é parte intuição e parte planejamento e moderação cuidadosos. A maneira mais rápida de fazer com que as mensagens desapareçam da mente do seu público é enviar informações demais com muita rapidez. Assim, um plano de comunicação ajudará a traçar o conteúdo em canais relevantes para evitar a sobrecarga de informações. 

3. Feedback 

“Como é inútil sentar-se para escrever quando você não se levantou para viver.” – Henry David Thoreau 

Semelhante ao ponto de criar conteúdo centrado no ser humano, a única maneira de saber se você teve sucesso em seus esforços é pedir feedback de seu público. Pois, a comunicação é uma via de mão dupla e, abrindo a conversa nos dois sentidos, você poderá otimizar seu conteúdo para ver resultados mais significativos. 

Acesse também nosso artigo sobre o que é software de Intranet? (E por que você precisa) e veja como uma intranet é o seu melhor aliado para a comunicação interna de seu negócio.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint