Intranet
3 min de leitura

Como ser mais estratégico na comunicação interna

Por Fernando Viana e Sá
Como ser mais estratégico na comunicação interna
 

Comunicação interna estratégica. Três palavras que todos costumam temer. Mas depois deste artigo tenho o prazer de dizer que o seu medo irá desaparecer.

Então, como aplicar uma estratégia em sua comunicação interna? Vamos ver abaixo:

1. Comunicação com estratégia primeiro, tática depois

Entrar direto na tática é a parte emocionante. No entanto, de que servem as táticas se você não consegue demonstrar como elas se relacionam com a estratégia de negócios? Ou seja, se você não tem medidas, como saber se foi bem-sucedido?

Portanto, comece com suas metas e objetivos, conheça a escala de tempo e quem está envolvido. Entenda o escopo, quem vai se beneficiar e quais são os desafios. Acima de tudo, tenha uma compreensão clara de como isso se vincula à estratégia de negócios – se não se vincula aos objetivos de negócios, por que você está fazendo isso?

2. Faça sua pesquisa

Faça muitas perguntas. Descubra quais são as necessidades do negócio, o contexto em que você está operando, os riscos e quem são seus stakeholders. Então fale com eles. Descubra quais são suas expectativas e o que significa sucesso para eles. Quanto mais pesquisa você faz, menos surpresas surgem em seu caminho. Portanto, certifique-se de envolvê-los – é uma boa maneira de construir relacionamentos excelentes.

Também é importante compreender o seu público – que conhecimento você tem que pode ajudá-lo a direcionar sua mensagem? Isso o ajudará a evitar uma abordagem de “tamanho único” em suas comunicações.

3. Planeje sua comunicação como um filme

Depois de ter todas essas informações, é hora de concordar com suas mensagens principais e decidir a melhor maneira de comunicá-las. Portanto, é aqui que entra a matriz de seus canais. Então é hora de luzes, câmera, ação! Sua estratégia está pronta para o seu close up – é hora de fazer a mágica acontecer.

● Promova a conscientização: pense neste estágio como o anúncio de um filme. Está em produção, é disso que se trata, aqui está a data de lançamento e porque não ter alguns detalhes adicionais do teaser. Agora seu público sabe o que esperar.

● Promova a defesa de direitos: em breve em um local de trabalho perto de você. Este é o trailer – há mais detalhes, é empolgante, você mal pode esperar para ver e você sabe do que trata o filme. Os canais estão saturados de conteúdo e é o filme mais esperado do ano. Seu público está viciado!

● Incentive o uso: O momento que todos estavam esperando … dia de lançamento! Está lá fora e as pessoas estão comentando sobre isso. Eles amam o filme, eles estão citando e geralmente quebrando a internet contando para seus amigos. É um sucesso.

● Incorporar: O filme teve uma estreia forte, mas você precisa manter os recibos de bilheteria entrando. Você continua com o marketing e aborda as preocupações com antecedência.

4. Medir para o sucesso

As medições mostram o valor que as comunicações internas têm no sucesso dos negócios. Ou seja, sem elas, você não pode demonstrar retorno sobre o investimento. Assim, as medições o ajudarão a entender se todo esse trabalho árduo valeu a pena … e usar medições ao longo do caminho para avaliar a eficácia de sua estratégia significa que você pode flexibilizar seu plano de comunicação para alcançar o resultado certo.

Ter um forte conjunto de métricas irá prepará-lo para uma conversa bem-sucedida com os líderes de negócios, porque os resultados financeiros sempre são importantes.

5. Relaxe, é apenas uma estratégia.

E isso é tudo que uma estratégia é … um plano de como você passará de A para B, como evitará as armadilhas, o que você precisa ao longo do caminho e como saber quando chegar lá. A estratégia não é assustadora. Mas não ter uma estratégia de comunicação interna robusta certamente é.

Por fim, veja também nosso outro artigo sobre as funções da comunicação interna: o guia básico.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint