Intranet
2 min de leitura

Funções da comunicação interna: o guia básico

Por Erick Alves de Moura
Funções da comunicação interna: o guia básico
 

Funções de comunicação interna: sua empresa está fazendo certo? O que, exatamente, a comunicação interna deve realizar, afinal? Se você está lutando para definir as comunicações internas de sua empresa, não está sozinho.

Compreendendo a comunicação interna

As comunicações internas da sua empresa incluem todo o fluxo de informações de e para os indivíduos da empresa. Cada funcionário da empresa é parte integrante da equipe que trabalha em conjunto para uma série de objetivos comuns. Para cumprir esses objetivos com eficácia, no entanto, as informações devem fluir livremente pela empresa. Os funcionários precisam saber o que se espera deles, quão bem estão atingindo seus objetivos e até mesmo qual é a declaração de missão da empresa. Comunicações internas eficazes podem capacitar e envolver os funcionários. A comunicação interna deficiente, por outro lado, pode deixar os funcionários em dificuldades enquanto lutam para descobrir o que está acontecendo ou para decidir o que fazer a seguir.

A comunicação interna é totalmente separada da comunicação externa. Enquanto a comunicação interna se concentra no compartilhamento de informações com as pessoas dentro da empresa, a comunicação externa se concentra nas pessoas de fora: investidores, seus clientes ou o público como um todo, por exemplo.

Pode parecer complicado (acredite, não é), então vamos simplificar as coisas observando as principais funções que os comunicadores internos precisam executar …

3 funções de comunicação interna a serem observadas

1. Compartilhe informações

A principal função da comunicação interna é compartilhar informações com todos na empresa. Para garantir que os funcionários sejam informados, a administração deve fornecer-lhes as informações de que precisam para ter sucesso.

O compartilhamento de informações com funcionários em toda a empresa pode assumir várias formas. O e-mail da empresa ou os painéis de mensagens da empresa são ótimos, mas podem ficar desordenados rapidamente. Considere investir em um software de intranet dedicado, acredite, isso mudará o jogo para você e sua empresa.

2. Defina a cultura da empresa

As comunicações com os funcionários garantem que os membros da equipe tenham as informações certas em mãos, ao mesmo tempo que ajudam a definir o tom das interações de negócios de cada dia e da cultura da empresa como um todo. Os funcionários verão uma grande diferença na comunicação que os convida a se unirem na busca de uma solução em comparação com uma que transmite os ideais da administração com pouco espaço para discussão.

3. Dê voz aos funcionários

A comunicação interna ocorre de duas maneiras: não apenas da gerência para baixo, mas também dos funcionários para cima. Um plano de comunicação interna eficaz não se limita a divulgar as informações que a administração deseja que seus funcionários conheçam.

Ele também oferece aos funcionários a capacidade de compartilhar suas ideias, suas lutas e suas preocupações. A comunicação interna pode aumentar a inovação ou aumentar significativamente a satisfação dos funcionários. Ao dar voz aos funcionários, você também melhora substancialmente o engajamento geral.

Daqui para frente

Por fim, as comunicações internas desempenham uma série de funções importantes dentro de sua empresa todos os dias. Portanto, cada organização será diferente dependendo do tamanho, necessidades e cultura. Comece concentrando-se em cada uma das funções-chave, invista em uma ferramenta de comunicação interna, como o Intra, e expanda seus esforços de acordo com as necessidades do negócio.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint