Intranet
2 min de leitura

Dicas para gerenciar uma equipe virtual de sucesso com Microsoft Teams

Por Fernando Viana e Sá
Dicas para gerenciar uma equipe virtual de sucesso com Microsoft Teams
 

Estamos focados em apoiar nossos clientes e parceiros e ajudá-los a se prepararem para o desafio de trabalhar de maneiras diferentes. Aprendemos rapidamente com nossos colegas em todo o mundo e queremos compartilhar informações sobre alguns recursos importantes à sua disposição que podem ajudar a apoiar a continuidade de seus negócios durante esse período instável. Neste artigo mostramos dicas cde como gerenciar uma equipe virtual com o Microsoft Teams.

12 dicas para gerenciar uma equipe virtual

  1. Utilize as melhores tecnologias de comunicação.  Para ajudar seus funcionários a ter sucesso, escolha um estilo de comunicação que funcione melhor para sua equipe. Canais como vídeo, bate-papo, e-mail, mensagens e muito mais podem ser utilizados.
  2. Trate os fusos horários de forma justa.  As empresas com vários locais provavelmente já estão acostumadas a trabalhar em fusos horários, mas as empresas com novos planos de trabalho em casa precisam lembrar as diferenças de fuso horário.
  3. Esclareça tarefas e processos, não apenas objetivos e funções.  A chave para gerenciar equipes virtuais é comunicar de forma clara e consistente as expectativas em torno de metas, funções, tarefas e processos.
  4. Crie um “resfriador de água virtual”.  Como as equipes virtuais são apenas isso, virtuais, elas perdem a interação social e o contato humano. Para remediar isso, incentive conversas informais por meio dos portais de comunicação online da sua empresa.
  5. Como líder, esteja disponível.  Se você está gerenciando uma equipe virtual, precisa ser uma fonte de apoio e liderança, o que significa estar disponível para sua equipe regularmente. Fora das ferramentas de comunicação que você usa no trabalho, compartilhar seu número de celular pode não ser uma péssima ideia.
  6. Contrate as pessoas certas.  Ao construir suas equipes, certifique-se de contratar pessoas que possam trabalhar e prosperar em uma configuração de trabalho remoto.
  7. Proteja seus sistemas.  Embora possa levar algum tempo até que os funcionários remotos possam trabalhar em cafeterias ou outros espaços públicos novamente, ainda é importante que você proteja a conexão deles usando uma rede privada virtual (VPN).

5 desafios que as equipes virtuais podem enfrentar

  1. Encontrar as soluções certas.  Esse é um problema amplo, mas as equipes virtuais novas e existentes enfrentarão desafios em muitas facetas das operações.
  2. Construindo uma equipe com confiança.  Quando as equipes virtuais confiam em seus gerentes e se sentem confiáveis ​​em troca, é muito mais fácil executar uma operação remota eficiente.
  3. Garantindo a produtividade.  Falando em confiança, o estigma em torno das opções de trabalho em casa é a crença de que as pessoas serão menos produtivas ou não trabalharão.
  4. Desenvolvendo uma direção clara.  Como dissemos, às vezes as coisas podem passar despercebidas com equipes virtuais, mas isso acontece com muito menos frequência com equipes virtuais que possuem ferramentas sólidas de gerenciamento de projetos.
  5. Criando uma cultura de escritório virtual.  É da natureza humana desejar interação, o que obviamente é um desafio associado ao trabalho remoto.

Se você tem um processo de trabalho remoto atual ou está procurando implementar um, provavelmente já tem a opção de suporte de equipe virtual mais robusta em seu repertório. O Microsoft Teams faz parte do pacote Microsoft Office 365 e pode ser adicionado como uma adição única à sua pilha de tecnologia. Para saber mais sobre o Teams ou lançar sua própria equipe virtual, entre em contato e veja como nossa solução em Intranet aliada ao Microsoft Teams, pode ajudar sua organização.

Como utilizar o loop do Microsoft Teams
em Intranet

Como utilizar o loop do Microsoft Teams

O novíssimo Microsoft Loop do Microsoft Teams oferece aos usuários uma tela dinâmica e adaptável para pensar, colaborar e criar. Este…

por Erick Alves de Moura
dez 26, 2022
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint