Intranet
2 min de leitura

Os impactos positivos de uma estratégia de comunicação interna

Por Fernando Viana e Sá
Os impactos positivos de uma estratégia de comunicação interna
 

Este ano, o ambiente de trabalho passou por um processo de mudança sem precedentes. Assim ocorreram mudanças na cultura de trabalho, comunicação, segurança nos escritórios, sem mencionar as transformações digitais generalizadas em resposta ao trabalho remoto.

Portanto com essas mudanças culturais e tecnológicas, as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, estão buscando novas maneiras de colaborar e se comunicar entre equipes, departamentos e localizações. Contudo um subproduto de tudo isso é o crescimento dos departamentos de comunicação interna das empresas.

Ela ocorre quando empregadores, funcionários e colegas compartilham informações e conversam entre si para garantir um entendimento mútuo entre liderança, gerência e equipe.

A comunicação deve ser feita por meio de um canal apropriado para os funcionários saberem exatamente como sua função contribui para atingir os objetivos da empresa. Dessa forma uma estratégia eficaz desempenha um papel fundamental na motivação e no envolvimento dos funcionários, resultando no sucesso geral de muitas empresas.

Quais são os impactos de uma estratégia de comunicação interna?

1. Atingir metas

Para atingir os objetivos organizacionais, a coordenação e a comunicação entre os vários departamentos são essenciais. Desse modo a comunicação interna eficaz ajuda a coordenar projetos e tarefas entre diferentes departamentos.

2. Motivação

Comunicações internas eficazes podem ajudar a motivar os funcionários. Com o fim de preencher a lacuna entre o que é decidido em um nível de gestão superior e como essas decisões são implementadas em toda a empresa é necessário uma boa comunicação. Sem uma estratégia sólida, a comunicação pode se perder na tradução ou enfraquecer, resultando em uma força de trabalho desengajada e desmotivada.

3. Comunicação traz mais produtividade

Quando um funcionário está totalmente ciente de sua contribuição para as metas organizacionais, ele contribui mais e se sente melhor sobre o valor que agrega. Certamente, eles permanecem no trabalho e ajudam a levar o negócio adiante.

4. Conhecimento é poder

Conhecer os pontos fortes e fracos de seu concorrente é necessário para um alto desempenho em um mercado competitivo. Desse modo com uma estratégia de comunicação interna eficaz, essas informações podem ser compartilhadas com as pessoas certas em momentos relevantes. Assim o acesso as informações certas também é importante para a agilidade; as comunicações internas podem ajudar a tornar todos cientes de onde encontrar as informações certas.

5. Comunicação gera troca e geração de ideias

Funcionários engajados que entendem o panorama geral e a visão geral da empresa tendem a se sentir encorajados a dar mais feedback e oferecer novas ideias. Portanto ao fornecer uma maneira eficaz de comunicar essas idéias e brainstorming, uma organização pode se beneficiar do aumento da criatividade entre os funcionários, incentivando a inovação geral.

Conclusão

Uma boa comunicação deve ser um processo contínuo. Em resumo é um hábito organizacional. Assim você deve trabalhar todos os dias para garantir a comunicação aberta e honesta com funcionários e colegas.

Para saber mais sobre como melhorar a comunicação interna de sua empresa entre em contato conosco e descubra nossa solução em intranet para o Microsoft Teams!

 
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint