Intranet
3 min de leitura

Intranet e Extranet: Quais são as diferenças entre elas?

Por Fernando Viana e Sá
Intranet e Extranet: Quais são as diferenças entre elas?
 

Uma intranet é uma rede onde os funcionários podem criar conteúdo, comunicar-se, colaborar, realizar tarefas e desenvolver a cultura da empresa. Uma extranet é semelhante a uma intranet, mas também fornece acesso controlado a clientes autorizados, fornecedores, parceiros ou outros fora da empresa.

O software de intranet e extranet dá suporte a duas áreas diferentes em uma empresa, mas tem objetivos semelhantes: melhorar a forma como os funcionários trabalham com os clientes e entre si. Às vezes, eles são combinados no mesmo software, outras vezes, separadamente. Vamos analisar mais afundo abaixo as diferenças:

O que é uma intranet?

O prefixo intra significa dentro. Portanto, uma intranet é o espaço de trabalho digital da empresa que centraliza e agiliza cada pessoa, documento, ferramenta, conversa e projeto da sua empresa.

Então, o software de intranet robusto vem com recursos que aprimoram três áreas principais em sua empresa: comunicação, colaboração e conectividade. Então, quando você prioriza todos os três, sua equipe trabalhará melhor, com mais inteligência e mais feliz. Vamos dar uma olhada em como esses recursos funcionam.

Os benefícios de implementar uma intranet

Existem muitos motivos pelos quais pode ser benéfico para sua empresa implementar uma intranet.

  • Melhor comunicação interna.
    A conversa fluida estimula a criatividade e a produtividade. Assim, mensagens instantâneas, notificações e espaços são recursos específicos da intranet que melhoram a comunicação no local de trabalho em toda a empresa. Além disso, acessar e dispersar informações também é importante. 
  • Sistemas eficientes de gerenciamento de projetos e fluxo de trabalho.
    Uma intranet ajudará seus funcionários e gerentes em todas as etapas de um projeto por meio de recursos organizados e fáceis de usar. Ou seja, a intranet mantém todos sob controle.
  • Informações centralizadas que conectam os membros.
    A intranet se torna a base de conhecimento definitiva da empresa, onde toda a sua equipe recebe anúncios de toda a empresa, tira dúvidas gerais em FAQ´s ou acessa documentos internos. Portanto, ao dispersar o conhecimento, você prepara todos os funcionários para o sucesso. Você também fortacele a cultura da empresa.

Para obter mais detalhes sobre software de intranet, usos, benefícios e muito mais, consulte este artigo:  Os benefícios inegáveis de uma intranet corporativa.

O que é uma extranet?

Uma extranet é uma plataforma digital usada para comunicações externas. Assim, o “extra” refere-se a qualquer contato ou atividade fora da sua empresa, como clientes, vendedores e fornecedores.

Portanto, uma extranet é uma rede privada onde esses indivíduos (clientes, vendedores, fornecedores, parceiros, etc.) podem se comunicar com você e seus funcionários em um espaço de trabalho digital fechado. O software Extranet também monitora e corrige possíveis problemas com os produtos ou serviços de uma empresa.

Os benefícios de implementar uma extranet

Existem muitos motivos pelos quais pode ser benéfico para sua empresa implementar uma extranet.

  • Otimiza processos de negócios repetitivos.
    Com uma extranet bem projetada, todos os seus pedidos podem ser feitos por meio de sua rede privada protegida em um espaço virtual. Contudo, as interações com os fornecedores ocorrem em tempo real, e você pode armazenar faturas, juntamente com outras informações pertinentes, em um só lugar. 
  • Aumenta a satisfação do cliente.
    Um dos principais benefícios de uma extranet é a acessibilidade 24 horas por dia, para você e seus clientes trabalharem juntos. Os clientes podem fazer upload de documentos, fazer perguntas ou aprovar projetos, quebrando assim as barreiras causadas por diferentes fusos e horários de trabalho.
  • Altamente seguro quando projetado corretamente.
    Em alguns setores, como o médico ou de seguros, a segurança é de extrema importância e uma violação pode ser desastrosa. Sendo assim, o software de extranet moderno é projetado para garantir que essas preocupações não sejam um problema e que as informações confidenciais sejam protegidas.

Intranet e Extranet atualmente

Intranets e extranets eram simplistas em design e com recursos mínimos de ajuste. As empresas e seus clientes ou fornecedores podiam se comunicar e compartilhar pequenos documentos, mas isso era tudo.

Então, o que você pode esperar da sua intranet atualmente?

As plataformas de hoje são muito mais versáteis e flexíveis. Assim, o software de intranet e extranet tem várias opções de comunicação, ferramentas de gerenciamento de projeto, armazenamento de documentos e integrações. Além disso, de muitas maneiras, eles estão se tornando uma necessidade B2B que simplesmente não pode mais ser negligenciada.

Conclusão

Hoje, o software de intranet e extranet vivem em harmonia como parte do software de intranet moderno – um dos maiores avanços para atingir o setor profissional nos últimos anos.

Os softwares de intranet e extranet não são mais mutuamente exclusivos e são altamente benéficos quando implementados corretamente. Com o software da intranet, você pode garantir que os processos internos e externos sejam executados de maneira harmoniosa.

Aprender como usar o software de intranet é fácil e, quanto antes você começar, mais seus negócios serão beneficiados. Entre em contato e veja como nossa solução em intranet pode trabalhar em harmonia com sua extranet.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint