Intranet
3 min de leitura

As intranets têm grandes chances para continuar a impressionar

Por Erick Alves de Moura
As intranets têm grandes chances para continuar a impressionar
 

Nós trabalhamos durante esses últimos meses com muitas empresas que estavam tentando ao máximo se adaptar ao “novo normal” e otimizar suas operações ajustando suas velas aos novos ventos.

Mesmo que o “novo normal” tenha trazido muitos momentos desafiadores para nossas vidas, duas coisas principais floresceram durante esse tempo:

  • Digital transformation
  • Digital innovation

Portanto, acreditamos que estamos em constate evolução com as possibilidades de desenvolvimento de uma intranet baseada em SharePoint.

Intranet baseada em SharePoint

Como você provavelmente sabe, se tem acompanhado nosso blog, já escrevemos as razões pelas quais o SharePoint é sua melhor opção para uma intranet. Nessa postagem, destacamos porque achamos que a Intranet do SharePoint é a melhor solução de colaboração corporativa que oferece uma ampla gama de possibilidades.

Assim, por causa do cuidado investidos em seu desenvolvimento, a intranet baseada em SharePoint rapidamente conquistou a reputação de ser um líder em sua categoria. Ou seja, ele trouxe muitas inovações e flexibilidade quando se trata de proteger a colaboração de conteúdo e o compartilhamento de dados.

Contudo, além de manter todas as informações essenciais da empresa e dos colaboradores em um único espaço seguro, vimos muitos casos em que a Intranet foi transforamada em soluções de gerenciamento de projetos, gerenciamento de contratos, gerenciamento de conselho e help desk.

Assim, com apenas um pouco de imaginação e desenvolvimento inteligente, a intranet pode se tornar uma solução completa para quase todas as necessidades de negócios de nível empresarial.

Portanto, vamos analisar alguns dos principais pontos da intranet baseada em SharePoint que a tornam uma ferramenta tão interessante para a construção de uma ampla gama de diferentes soluções corporativas:

1. Opções de design / flexibilidade infinita

A página inicial é sem dúvida a peça mais importante do quebra-cabeça. Quando os usuários fazem login no portal da Intranet, isso é a primeira coisa que veem. O design da interface é totalmente com você.

Um bom lugar para começar é pensar sobre quais informações você deseja destacar e quais ações deseja provocar. É assim que você dará o primeiro passo para otimizar a utilização do seu portal de intranet.

Contudo, para a maioria das empresas, a página inicial do portal da intranet é desenvolvida para a destacar notícias importantes da empresa, conquistas ou exibir outros anúncios.

No entanto, como escrevemos acima, esse é apenas um dos muitos casos de uso.

O ponto aqui é a flexibilidade. Pois, você pode manipular seu portal da maneira que desejar. Então, você pode ajustá-lo a qualquer ambiente de negócios específico, ritmo de trabalho, estilo de colaboração e garantir que reflita seus valores corporativos. É isso que mantém intranet baseada em SharePoint no topo de quase todas as listas de soluções de software de colaboração.

2. Um canivete suíço para cada processo relacionado ao trabalho

Os portais de intranet têm aparência e funcionam bem com todos os dispositivos e telas. Eles são fáceis de manipular e fornecem aos usuários experiências agradáveis ​​por padrão.

Ento, uma intranet baseada em SharePoint permite que as empresas façam muito mais do que apenas criar páginas estáticas.

Para criar uma Intranet baseada em SharePoint, tudo que você precisa fazer é:

  • Liste as principais prioridades de sua empresa que precisam de atenção
  • Descubra quem são os usuários finais da solução que você está construindo
  • Plano de governança
  • Mapeie e priorize iniciativas de negócios

Depois de fazer isso, você verá se realmente é necessário criar soluções personalizadas. Se a oferta básica não for adequada ou se você tiver metas complexas que deseja alcançar com a intranet, pode começar a conversar em como desenvolver coisas inovadoras. Pense em soluções exclusivas de gerenciamento de projetos, wikis internos, sistemas de gerenciamento de aprendizagem, etc.

Flexibilidade e escalabilidade são os principais recursos de uma intranet baseada SharePoint. Conforme sua organização se reestrutura e suas prioridades estratégicas mudam com o tempo, sua intranet também pode evoluir.

3. Excelente casa para o seu conteúdo

O produto é projetado com o objetivo de se tornar uma solução sofisticada de publicação e gerenciamento de conteúdo para empresas. Focado na segurança de suas informações e elevando sua comunicação interna para o próximo nível.

A Microsoft ainda investe pesadamente no desenvolvimento do SharePoint Online. A empresa está focada em trazer experiências modernas à mistura e enriquecer nossa solução de intranet com inúmeras possibilidades.

Conclusão

Se você deseja começar a investir em uma intranet baseada em SharePoint para suas necessidades internas, entre em contato conosco hoje, teremos o maior prazer em explorar como podemos trabalhar juntos. Com a nossa solução em intranet sua empesa pode alcançar novos horizontes, com inumeras possibilidades para os novos tempos.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint