Intranet
3 min de leitura

Faça da pesquisa corporativa um fator de sucesso da intranet

Por Fernando Viana e Sá
Faça da pesquisa corporativa um fator de sucesso da intranet
 

Embora possa haver debates sobre como projetar e criar a melhor intranet. Há uma coisa que fica clara: se os funcionários visitam e não conseguem encontrar instantaneamente o que estão procurando, é improvável que retornem. O melhor software de busca corporativa deve ajudar os funcionários a localizar o que precisam e remover esse fator limitante.

A atividade online começa com a pesquisa

Coloque seu chapéu de consumidor online por um momento. Esteja você procurando informações, pessoas ou produtos, a pesquisa mostra que suas próprias experiências online começam com os mecanismos de pesquisa mais do que com qualquer outro canal. Da mesma forma, se você possui um site, não apenas dependerá dos mecanismos de pesquisa para a maior parte de seu tráfego, mas seus consumidores também se beneficiarão de uma experiência de pesquisa semelhante ao Google para navegar em suas páginas da web assim que chegarem a você.

Qual é o objetivo de uma intranet?

A definição de uma intranet é que ela deve facilitar a conexão dos funcionários com a organização.

Parece um pouco contundente fazer essa pergunta, mas é válido: qual é o propósito de uma intranet? Existem centenas de respostas em potencial para isso, mas para os funcionários, e não para os empregadores, há uma extremamente importante.

Uma intranet de funcionários deve facilitar a descoberta de informações que ajudem os funcionários a realizar seus trabalhos. Não importa se essas informações são os nomes de colegas que podem realizar determinadas tarefas, detalhes sobre como reservar férias ou informações técnicas sobre um produto. O material mantido em uma intranet deve ser uma única fonte de verdade. Deve ser atualizado, autoritário e acessível.

As características do software de busca corporativa ruim

Sabemos o que a busca e a localização ruins induzem nos funcionários: frustração, atrito digital, perda de produtividade, aumento da carga de RH e TI e uma experiência pior do funcionário. Mas por que a pesquisa corporativa em intranets falha?

  1. Conteúdo – O conteúdo pesquisado é difícil de encontrar porque os metadados são ruins ou ausentes, o idioma de pesquisa do usuário não corresponde ao vocabulário do documento ou o conteúdo simplesmente não existe na organização.
  2. Indexação – Devido a restrições de segurança ou alteração de locais de arquivos, alguns conteúdos em uma empresa podem estar bloqueados ou inencontráveis ​​porque as ferramentas de pesquisa não conseguem localizar e indexar o conteúdo corretamente.
  3. Recuperação – Embora a recuperação de resultados de pesquisa seja principalmente uma função da tecnologia. Uma infinidade de resultados ruins ou inúteis pode indicar que seu conteúdo está sofrendo de duplicação ou outros tipos de má gestão. Uma auditoria pode estar em ordem.
  4. Resultados da pesquisa – O design de uma página de resultados em um mecanismo de pesquisa da intranet é importante. Se for mal projetado e não elevar as recomendações de conteúdo, ou os usuários acharem que não é confiável, eles ainda poderão ignorar o resultado da pesquisa, mesmo que esteja na frente deles

Pesquisa corporativa e governança de intranet

Em última análise, embora a pesquisa inteligente, as recomendações de conteúdo podem proporcionar uma ótima experiência de pesquisa na intranet, sempre há mais coisas envolvidas. Os comunicadores internos e administradores de intranet devem estar atentos ao que os colegas estão procurando, como estão procurando e se esse conteúdo atende às suas necessidades. As permissões de segurança concedidas onde são necessárias? O conteúdo é autoritário e atualizado? Caso contrário, uma auditoria de conteúdo ou regras mais rígidas sobre datas de publicação e regras de expiração podem ser necessárias.

Quando se trata de governança de intranet, o gerenciamento do ciclo de vida do conteúdo pode ser suportado por dados analíticos. O Google Analytics pode revelar conteúdo expirado, prestes a expirar ou sem um proprietário válido (normalmente por meio de mudanças de pessoal). Usar esse tipo de informação pode ser um sistema de alerta antecipado útil, permitindo que você mantenha o conteúdo da intranet atualizado e útil. Veja também nosso artigo sobre os principais relatórios da Intranet para obter com o Google Analytics.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint