Intranet
3 min de leitura

Como realizar pesquisas de forma eficaz no Microsoft Teams

Por Luiz Antonio Sgargeta
Como realizar pesquisas de forma eficaz no Microsoft Teams
 

Com a funcionalidade de pesquisa do Microsoft Teams, você pode pesquisar pessoas, chats, canais, documentos, conversas em praticamente qualquer página da plataforma Teams. Em suma, tudo que você precisa é digitar o termo de pesquisa na caixa de pesquisa fornecida na parte superior da plataforma e pressionar enter. Então, você pode escolher as sugestões mostradas na caixa de comando ou escolher uma dentre os resultados completos. Portanto, deixe-nos passar para técnicas mais detalhadas para tornar sua pesquisa mais eficaz no Microsoft Teams.

Etapas para pesquisar um local específico

Ao contrário de uma pasta de documentos, talvez você precise olhar dentro de um bate-papo ou conversa no Microsoft Teams para encontrar os dados corretos. Assim, para tornar essa pesquisa possível ou fácil, você terá que pesquisar chats e canais do Teams. Então, aqui está como você pode fazer isso:

  • Vá para o bate-papo ou a guia do canal em que deseja pesquisar um termo.
  • Pressione CTRL + F e digite o termo de pesquisa. 
  • Você pode ver todos os resultados da pesquisa no lado esquerdo da página.
  • Escolha o resultado desejado na lista e você será levado ao ponto exato em um chat ou local dentro da área.

Como Encontrar Mensagens no Teams

Você também pode encontrar mensagens de texto de bate-papos individuais ou bate-papos em grupo usando a caixa de pesquisa na parte superior do aplicativo. Então, Digite o nome do usuário ou o nome do chat em grupo e escolha os resultados apropriados.

Se o seu bate-papo em grupo não tiver um nome de grupo, pesquise o nome do participante do bate-papo digitando seu nome na barra de pesquisa. Assim, na lista de resultados, você pode clicar no nome do canal desejado para ir diretamente para aquele local. Contudo, você também pode encontrar conversas ou mensagens de bate-papo digitando uma palavra-chave na barra de pesquisa. Palavras-chave são qualquer palavra em qualquer conversa de chat.

Como usar modificadores e filtros de pesquisa

Você pode usar os filtros e modificadores do Microsoft Teams para tornar a pesquisa muito mais refinada. Assim, ao usar a caixa de pesquisa para encontrar algo, a seção de resultados consiste em três guias: “Mensagens”, “Pessoas” e “Arquivos”. Use essas guias para classificar os resultados.

Você também pode encontrar algumas outras opções abaixo para filtrar ainda mais os resultados. “De”, “Tipo”, “Data”, “Assunto”, “Anexo” são alguns dos filtros do Microsoft Teams que você pode aplicar para refinar ainda mais seus resultados. Veja o exemplo abaixo.

Linguagem de consulta de palavra-chave

Você também pode usar a linguagem de consulta por palavra-chave para obter melhores resultados de pesquisa. A seguir estão os modificadores populares que você pode utilizar.

  1. De: Nome de usuário
  2. Em: nome do canal ou nome do bate-papo em grupo
  3. Enviado: Data em que a mensagem foi enviada
  4. Assunto: KWs de linhas de assunto de conversas de canal

Dicas de especialistas no Teams

Existem algumas técnicas inteligentes para tornar suas pesquisas no Microsoft Teams mais nítidas e eficazes.

  1. Se quiser encontrar prefixos correspondentes para uma palavra específica, basta usar um asterisco (“* junto com a palavra. Por exemplo, pesquisando“ Compartilhar * ”na caixa de pesquisa, você obterá resultados com todas as palavras começando com Compartilhar.
  2. Para obter uma palavra ou frase de correspondência exata nos resultados da pesquisa, use aspas. Exemplo: “Diretriz”
  3. A caixa de pesquisa também ficou mais inteligente com recursos como correções ortográficas. No caso de pesquisas de pessoas, ele também pode encontrar correspondências de apelidos para tornar os resultados mais precisos.

Como filtrar o feed de atividades e encontrar mensagens

As seções de feed de atividades são uma opção muito útil que fornece uma imagem completa das atividades e processos em que você está envolvido na plataforma.

Primeiramente, clique na seta apontando para baixo ao lado do feed e escolha Minha atividade para ver apenas suas atividades.

Então, você pode filtrar o feed de atividades escolhendo o ícone “Atividade” na barra esquerda e, a seguir, clicando no ícone “filtro”. Insira uma palavra ou frase para filtrar o feed com base nisso. Esses também são filtros de equipes da Microsoft muito eficazes que você pode utilizar para pesquisar melhor as informações.

Clique no ícone “mais opções” para ver um determinado tipo de atividades por si só, como “Mensagens não lidas”, “@Mentions”, “Chamada perdida”, “Apps” e muito mais.

Espero que agora você tenha uma ideia clara sobre como pesquisar mensagens de texto no Microsoft Teams. Veja também nosso artigo De volta ao básico: como utilizar o Microsoft Teams e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint