Intranet
3 min de leitura

Práticas de comunicação interna para conectar seu local de trabalho

Por Erick Alves de Moura
Práticas de comunicação interna para conectar seu local de trabalho
 

A comunicação interna costumavam significar o envio de e-mails, esperando que as pessoas em toda a organização acabassem por lê-los. Em seguida, tentando freneticamente gerenciar o dilúvio de resposta a todos os e-mails que se seguiram.

Entretanto, as comunicações internas evoluíram com os tempos e conectar o local de trabalho tornou-se mais intuitivo do que nunca.

Neste artigo, veremos 4 práticas recomendadas de comunicação interna. Aqui vamos nós.

1. Use uma ferramenta que facilite o fluxo eficiente e livre de informações

Isso pode parecer óbvio, mas vale a pena enfatizar o impacto que o software certo tem na conexão de sua força de trabalho. Pois, como os e-mails em massa não funcionam mais, é hora de migrar para outras plataformas mais intuitivas que incentivem taxas mais altas de participação.

Então, ao criar um único hub de comunicações internas para sua organização, você irá:

  • Reduza drasticamente o volume de ruído que seu pessoal terá que percorrer para acessar e consumir informações importantes
  • Ser capaz de configurar parâmetros de mensagens direcionados para garantir que as informações que você está comunicando sejam enviadas para as equipes certas
  • Minimize a probabilidade de seu pessoal perder atualizações (uma plataforma com alertas de notificação é uma excelente maneira de ficar de olho no que está acontecendo no seu local de trabalho)
  • Crie oportunidades para discussões mais abertas e fluidas (plataformas com comentários, bate-papo, compartilhamentos e ‘curtidas’ oferecem um apelo de mídia social para comunicações internas)
  • Ser capaz de medir e acompanhar as taxas de audiência, engajamento e participação, o que lhe dá um melhor controle sobre como suas informações são consumidas e postas em prática

Por fim, as pessoas se tornarão ativas na nova plataforma se informações importantes estiverem hospedadas aqui, e somente aqui. Especialmente se a equipe de liderança estiver ativa na plataforma.

2. Desenvolva uma estratégia de comunicação interna

Como acontece com qualquer nova plataforma de comunicação interna, pode levar algum tempo até que todos os funcionários estejam atualizados. Mas, mesmo antes de lançar sua nova ferramenta, você precisará reavaliar sua estratégia de comunicação para levar em consideração:

  • funcionalidades da plataforma
  • tipos de conteúdo que você deseja publicar
  • seu cronograma de publicação (frequência e importância de suas postagens)
  • segmentação e segmentação de leitores
  • sua taxa de participação atual e desejada 

Sendo assim, uma ótima estratégia de comunicação interna considerará como reembalar as informações, tanto para funcionários quanto para clientes. Ao interligar suas equipes de comunicação externa e interna, você cobre muito mais terreno.

3. Celebre as histórias de sucesso dos funcionários e compartilhe as vitórias

Esse tipo de conteúdo oferece uma excelente oportunidade para informar as pessoas em toda a organização sobre o que está acontecendo, quem está trabalhando no quê, quais metas estão sendo alcançadas e quais membros da equipe estão colaborando bem. Também dá à gerência uma ideia de como seu pessoal está se saindo.

Sendo assim, se os funcionários de todos os níveis tiverem um meio de dar adereços virtuais a seus colegas, as comunicações internas podem se tornar responsabilidade compartilhada de cada membro da organização, em vez de um único profissional de comunicação ou relações públicas. Isso abrirá linhas de comunicação, o que, a longo prazo, faz maravilhas para a cultura da sua empresa.

4. Apoiar os valores da empresa e aproveitar aqueles que contribuem para a cultura

Falando em cultura da empresa, a informação que você escolhe circula, sem falar na maneira como ela circula, desempenha um papel importante na definição da cultura da sua empresa. Sua estratégia de comunicação interna deve levar isso em conta e sua equipe deve operar com os valores da sua empresa em mente.

Então, uma estratégia de comunicação interna inteligente destacará os melhores defensores da cultura do seu local de trabalho. Pois, em alguns casos, postagens ou atualizações compartilhadas por influenciadores do seu local de trabalho chamarão automaticamente a atenção e incentivarão outras pessoas a contribuir.

Lembre-se: seu maior ativo de comunicação interna é seu pessoal.

Conclusão

Conforme mencionado acima, as melhores práticas de comunicação interna percorreram um longo caminho nos últimos dez anos. Assim, utilizar comunicações internas para criar um local de trabalho mais conectado é muito mais fácil hoje em dia, graças em grande parte à proliferação de ferramentas de software projetadas especificamente para essa finalidade. Então, entre em contato e veja como nossa solução em intranet, o Intra, alidado ao Microsoft Teams pode ajudar seu negócio.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint