Intranet
2 min de leitura

Qual é o verdadeiro propósito de uma intranet?

Por Fernando Viana e Sá
Qual é o verdadeiro propósito de uma intranet?
 

Este artigo define a finalidade de uma intranet, detalha como ela evoluiu ao longo dos anos e explica por que ela é mais útil do que nunca para as organizações.

1. Qual é o verdadeiro propósito de uma intranet?

Primeiramente, a maioria das intranets tem o mesmo propósito: conectar os funcionários às informações relevantes para o trabalho de que precisam.

Portanto, isso nunca mudou.

No entanto, embora o propósito tenha permanecido o mesmo, o próprio software de intranet mudou muito nos últimos 20 anos. E isso porque:

  • O local de trabalho se modernizou
  • Os funcionários estão exigindo mais informações, transparência e melhores mecanismos de comunicação
  • A tecnologia avançou

Ou seja, essas mudanças significam que o papel da intranet no dia-a-dia dos negócios mudou drasticamente. Então, analisaremos esses pontos e abordaremos como eles impactam a intranet hoje.

2. Como o local de trabalho se modernizou?

Se compararmos a paisagem do local de trabalho de hoje com o local de trabalho de 20 anos atrás, as mudanças são enormes. Ou seja, hoje em dia há uma ênfase maior em:

  • Transparência de liderança
  • Comunicação e conectividade em toda a empresa
  • Coaching de funcionários
  • Cultura honesta da empresa
  • Equilíbrio trabalho-vida
  • Trabalho remoto

Contudo, essa mudança foi impulsionada pelos funcionários, e não pelos empregadores.

Então, tudo isso significa que as empresas tiveram que se adaptar e se modernizar. Assim, empresas de sucesso priorizaram as necessidades dos funcionários e começaram a prestar muita atenção ao seu estilo de comunicação, cultura, valores, tecnologia e serviços.

3. Como a tecnologia de intranet mudou?

As intranets modernas são mais atraentes, fáceis de usar e mais poderosas. Eles oferecem suporte a tudo, desde mensagens instantâneas a bate-papo por vídeo, pesquisas em toda a empresa até blogs de liderança. Eles até suportam dispositivos móveis, o que significa acessibilidade para trabalhadores remotos.

As intranets modernas podem integrar facilmente outros aplicativos, como Microsoft 365, sistemas de RH, ferramentas de gerenciamento de projetos e soluções de gerenciamento de desempenho. Em outras palavras, eles não são mais sistemas autônomos.

A hospedagem também mudou. Enquanto as intranets mais antigas costumavam ser hospedadas localmente (e algumas ainda são), as intranets modernas geralmente são baseadas em nuvem.

4. O que uma intranet deve fazer hoje?

Como já mencionamos, as intranets destinam-se a conectar as pessoas ao que elas precisam no trabalho . No local de trabalho de hoje, isso significa que uma intranet deve ser capaz de conectar pessoas com sucesso a:

  • Colegas : As intranets mantêm os funcionários conectados digitalmente, com mensagens instantâneas, fóruns abertos, organogramas, perfis de funcionários, videochamadas e muito mais.
  • Líderes : as intranets modernas não apenas permitem que os líderes compartilhem atualizações e modelem os valores da empresa, mas também incentivam a comunicação bidirecional. Os líderes podem criar enquetes, dialogar por meio de fóruns e pedir feedback por meio de comentários.
  • Informação : As intranets continuam sendo uma fonte inestimável de informações da empresa. Eles devem ter uma biblioteca de documentos fácil de navegar, fluxos que permitam atualizações rápidas e arquivos de vídeo de suporte (para fins de treinamento e comunicação).
  • Cultura da empresa : Sua intranet deve ser como uma versão digital de toda a sua organização. Alguns recursos que ajudam nisso são atualizações de empresas e pessoas em tempo real, reconhecimento ponto a ponto e direitos de publicação abertos para funcionários.

Conclusão

O objetivo real de uma intranet moderna é manter todos conectados às informações de que precisam, mas o que os funcionários precisam mudou à medida que o cenário de trabalho evoluiu. Para que a intranet seja uma ferramenta valiosa hoje, ela precisa dar suporte às necessidades práticas e culturais do local de trabalho modernizado. Deve ajudar as empresas a construir uma comunidade online e manter seu pessoal conectado ao que importa em sua organização.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint