O guia definitivo para intranets em 2024
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
A comunicação interna (CI) tem tudo a ver com a promoção de comunicações eficazes entre as pessoas dentro de uma organização. Envolve a produção e veiculação de mensagens e campanhas em nome da gestão, além de facilitar o diálogo com as pessoas que compõem a organização.
Se você der uma olhada nas razões pelas quais a comunicação interna é importante, logo descobrirá que ela é imprescindível para a saúde de sua organização. Por quê? Porque se sua organização tiver pessoas, você precisará se comunicar com elas de forma clara e regular.
Começaremos com a razão mais óbvia pela qual o IC é importante. Manter seu pessoal informado sobre eventos futuros, mudanças de políticas, iniciativas de engajamento, mudanças no número de funcionários e atualizações sobre a saúde geral da empresa ajuda a criar uma sensação de transparência e abertura que as pessoas respeitam.
Uma boa comunicação interna tem tudo a ver com divulgar a todos, de preferência de uma forma que os envolva e invista no quadro geral.
Na mesma linha, as comunicações internas são muitas vezes consideradas como mensagens de cima para baixo, escritas pelos líderes para o consumo dos funcionários. Mas na verdade é uma via de mão dupla.
Em outras palavras, não se trata de cativar um público passivo com a mensagem certa; em vez disso, trata-se de promover a comunicação bidirecional sobre o que está acontecendo em sua organização. As pessoas querem sentir que suas contribuições são importantes, e criar um local para isso fará maravilhas para a construção de engajamento.
De muitas maneiras, o principal papel da comunicação interna é ajudar a tornar a cultura da sua empresa manifesta. Se bem feita, sua estratégia de IC dará vida à cultura do seu local de trabalho. Se for mal feito, deixará seu pessoal coçando a cabeça.
Afinal, cada anúncio, mensagem, atualização de notícias, artigo de blog do CEO etc. desempenha um papel na forma como seu pessoal interpreta o cenário cultural de sua organização: o que ela representa, quem ela valoriza, por que sua missão é importante. A cultura da sua empresa é a soma de suas partes, e uma boa comunicação interna leva isso em consideração.
Eu não posso enfatizar isso o suficiente: criar uma conversa de mão dupla deve ser um dos seus principais objetivos com sua estratégia de comunicação interna. É a diferença entre mensagens chatas de cima para baixo e conversas interativas e ponderadas que promovem o engajamento.
Uma boa comunicação interna cria espaço para esses atos pequenos, mas significativos. Novamente, não se trata apenas de comunicar ideias, mas de encorajar a comunicação entre seu pessoal.
Os funcionários que sentem que sua voz é importante, que vale a pena ouvir suas ideias, são mais propensos a ir além quando sua organização precisa deles. E o valor disso não pode ser subestimado.
Para promover a comunicação aberta em sua empresa, sua estratégia de comunicação precisa criar espaço para feedback, resistência e debate público de questões e ideias. É assim que a colaboração acontece e muitas vezes não é bonita.
As comunicações internas podem ser aproveitadas para criar um canal para essas discussões difíceis. Isso pode acontecer de várias maneiras: pesquisas de funcionários, um link para um fórum de discussão interno, um anúncio de evento para incentivar comentários e críticas ou até mesmo um convite de toda a organização para debater um objetivo ou projeto específico.
Então aí está: sete razões pelas quais uma comunicação interna eficaz é a chave para uma organização saudável e engajada. Se sua estratégia de comunicação interna atual não estiver sendo usada dessa maneira, recomendo ler nosso artigo de práticas recomendadas de comunicação interna. É um bom começo para implementar suas mensagens de forma mais eficaz e detalha como transformar suas mensagens de cima para baixo em uma conversa bidirecional.
Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…
Desde a pandemia da Covid-19, os empregadores navegaram por uma série estonteante de tendências no local de trabalho: Colaboração remota.…
Após o que muitos descreveram como a ascensão meteórica de uma função historicamente subvalorizada, estará a era de ouro da…