Intranet
3 min de leitura

Razões pelas quais a comunicação interna é importante

Por Erick Alves de Moura
Razões pelas quais a comunicação interna é importante
 

A comunicação interna (CI) tem tudo a ver com a promoção de comunicações eficazes entre as pessoas dentro de uma organização. Envolve a produção e veiculação de mensagens e campanhas em nome da gestão, além de facilitar o diálogo com as pessoas que compõem a organização. 

Se você der uma olhada nas razões pelas quais a comunicação interna é importante, logo descobrirá que ela é imprescindível para a saúde de sua organização. Por quê? Porque se sua organização tiver pessoas, você precisará se comunicar com elas de forma clara e regular.

7 razões pelas quais uma boa comunicação interna é importante

1. A comunicação interna mantém seu pessoal informado

Começaremos com a razão mais óbvia pela qual o IC é importante. Manter seu pessoal informado sobre eventos futuros, mudanças de políticas, iniciativas de engajamento, mudanças no número de funcionários e atualizações sobre a saúde geral da empresa ajuda a criar uma sensação de transparência e abertura que as pessoas respeitam.

Uma boa comunicação interna tem tudo a ver com divulgar a todos, de preferência de uma forma que os envolva e invista no quadro geral.

2. Oferece às pessoas uma visão mais holística da sua organização

Na mesma linha, as comunicações internas são muitas vezes consideradas como mensagens de cima para baixo, escritas pelos líderes para o consumo dos funcionários. Mas na verdade é uma via de mão dupla.

Em outras palavras, não se trata de cativar um público passivo com a mensagem certa; em vez disso, trata-se de promover a comunicação bidirecional sobre o que está acontecendo em sua organização. As pessoas querem sentir que suas contribuições são importantes, e criar um local para isso fará maravilhas para a construção de engajamento.

3. As comunicações internas ajudam a construir a cultura da sua organização

De muitas maneiras, o principal papel da comunicação interna é ajudar a tornar a cultura da sua empresa manifesta. Se bem feita, sua estratégia de IC dará vida à cultura do seu local de trabalho. Se for mal feito, deixará seu pessoal coçando a cabeça.

Afinal, cada anúncio, mensagem, atualização de notícias, artigo de blog do CEO etc. desempenha um papel na forma como seu pessoal interpreta o cenário cultural de sua organização: o que ela representa, quem ela valoriza, por que sua missão é importante. A cultura da sua empresa é a soma de suas partes, e uma boa comunicação interna leva isso em consideração.

4. Engaja seu pessoal

Eu não posso enfatizar isso o suficiente: criar uma conversa de mão dupla deve ser um dos seus principais objetivos com sua estratégia de comunicação interna. É a diferença entre mensagens chatas de cima para baixo e conversas interativas e ponderadas que promovem o engajamento.

Uma boa comunicação interna cria espaço para esses atos pequenos, mas significativos. Novamente, não se trata apenas de comunicar ideias, mas de encorajar a comunicação entre seu pessoal.

Os funcionários que sentem que sua voz é importante, que vale a pena ouvir suas ideias, são mais propensos a ir além quando sua organização precisa deles. E o valor disso não pode ser subestimado.

7. A comunicação interna cria um canal para feedback, debate e discussão

Para promover a comunicação aberta em sua empresa, sua estratégia de comunicação precisa criar espaço para feedback, resistência e debate público de questões e ideias. É assim que a colaboração acontece e muitas vezes não é bonita.

As comunicações internas podem ser aproveitadas para criar um canal para essas discussões difíceis. Isso pode acontecer de várias maneiras: pesquisas de funcionários, um link para um fórum de discussão interno, um anúncio de evento para incentivar comentários e críticas ou até mesmo um convite de toda a organização para debater um objetivo ou projeto específico.

Conclusão

Então aí está: sete razões pelas quais uma comunicação interna eficaz é a chave para uma organização saudável e engajada. Se sua estratégia de comunicação interna atual não estiver sendo usada dessa maneira, recomendo ler nosso artigo de práticas recomendadas de comunicação interna. É um bom começo para implementar suas mensagens de forma mais eficaz e detalha como transformar suas mensagens de cima para baixo em uma conversa bidirecional.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint