Intranet
3 min de leitura

Segredos simples para agitar totalmente sua comunicação interna

Por Erick Alves de Moura
Segredos simples para agitar totalmente sua comunicação interna
 

Boas comunicações internas fazem sentido para os negócios. Então, se seus funcionários têm problemas para se comunicar, será difícil ter uma força de trabalho altamente comprometida e com bom desempenho. Assim, uma comunicação forte também cria uma comunidade e impulsiona a cultura da sua empresa.

Ou seja, a única maneira de fazer isso é criando uma estratégia de comunicação interna eficaz.

Portanto, se você está procurando sacudir totalmente a forma como sua equipe de gerenciamento e funcionários usam software de comunicação interna, aqui estão ideias de comunicação interna para você começar.

Integre o vídeo à sua comunicação interna

No entanto, muitas organizações ainda dependem de e-mails longos para se comunicar com os departamentos internos. Assim, essas organizações não conseguem perceber o poder que o vídeo tem dentro e fora de uma organização.

Contudo, para manter suas equipes atualizadas sobre novos desenvolvimentos e mudanças dentro de sua empresa, você precisa se engajar e o vídeo é a solução perfeita. Pois, o vídeo é muito mais interativo e pessoal para sua equipe do que ler um longo e-mail. 

Mas, se você está se perguntando como integrar o vídeo em sua estratégia de comunicação interna, considere o seguinte:

  • Treinamento online e vídeos de instruções
  • Boletins informativos semanais ou mensais da empresa
  • Contribuições dos funcionários para aumentar a moral
  • Atualizações importantes para os procedimentos da empresa

Mantenha os vídeos curtos e vigorosos, torne-os comunicativos, grave entrevistas e use animações.

Lance uma rede social interna

Priorizar a rede social interna em sua estratégia de comunicação interna  incentiva as pessoas a se conectarem umas com as outras. Também ajuda sua empresa a pesquisar, localizar, identificar e consolidar conjuntos de habilidades de funcionários.

A maioria dos funcionários já está ativa em plataformas sociais, portanto, implementar uma rede social interna será fácil. Porém, em última análise, o poder e o sucesso das mídias sociais em seu plano de comunicação estratégica dependerão da participação entusiástica de todos dentro da organização.

Inicie uma política de portas abertas

Capacitar seus funcionários a ter e compartilhar suas opiniões é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a comunicação no local de trabalho. Portanto, incentive o diálogo produtivo entre gerentes e membros da equipe – certifique-se de que os funcionários compartilhem suas ideias e discutam os problemas quando surgirem. Não se esqueça de enfatizar que ninguém será alvo de compartilhar suas opiniões pessoais.

Você pode implementar essa política de portas abertas de várias maneiras. Use um fórum em sua intranet para que os funcionários compartilhem sugestões e preocupações. Certifique-se de que os gerentes alcancem suas equipes. Essas idéias de comunicação reduzem a política do escritório e dão aos funcionários uma palavra a dizer na organização. Eles também são uma ótima maneira de mostrar  como você pode motivar os funcionários  em sua organização.

Torne as ferramentas de comunicação divertidas

Se você não se orgulha de sua empresa, quem mais terá? Quando você prioriza a aparência do seu escritório ou da intranet da empresa, os funcionários ficam mais engajados. Considere um espaço de trabalho aberto, onde os funcionários podem facilmente colaborar e se comunicar uns com os outros. Adicione o logotipo, as cores e a marca da sua empresa em sua intranet para motivar seus funcionários e fazer com que se sintam conectados à sua organização. Estas são algumas idéias fáceis de comunicação interna para aumentar a produtividade e a felicidade geral de todos os membros de sua organização.

Utilize perfis de funcionários

Se sua intranet oferece suporte a perfis de funcionários, use-os! Você ficaria surpreso como os perfis dos funcionários podem mudar seu jogo de comunicação. A beleza dessa ferramenta é que ela aumenta a produtividade e a conectividade de todos os usuários.

Os perfis dos funcionários são um extenso diretório de funcionários que detalha cada pessoa – o que eles fazem, a quem se reportam, projetos profissionais, interesses pessoais, etc. Os membros podem encontrar o que precisam e quem precisam com alguns cliques.

Em conclusão

As pessoas dentro de sua organização são os motores que movem sua empresa para frente … e, a menos que estejam se comunicando de forma eficaz, suas equipes terão dificuldade em atingir seu potencial máximo. Entre em contato e veja como nossa solução de intranet aliada a estas ideias podem trazer beneficios a sua comunicação interna.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint