Intranet
3 min de leitura

Tendências de intranet para ficar de olho em 2023

Por Luiz Antonio Sgargeta
Tendências de intranet para ficar de olho em 2023
 

Ter um software de intranet bem projetado beneficia muito o seu negócio, independentemente de qual seja o seu foco diário. A solução de intranet moderna certa ajuda os funcionários a colaborar uns com os outros de maneira eficaz, não importa onde estejam. Para que uma intranet seja um investimento duradouro e impactante, ficar de olho nas últimas tendências da intranet ajudará você a selecionar a plataforma certa. 

Vamos dar uma olhada nas tendências da intranet para 2023.

1. As intranets modernas não são apenas para o setor profissional.

Quando o conceito de intranet moderna surgiu, era mais comumente associado ao setor profissional ou empresarial. É verdade que uma intranet bem projetada pode fazer toda a diferença no mundo ao conectar as empresas com fins lucrativos de hoje , e a prevalência de intranets no setor profissional só aumenta.

O que muitas vezes passa despercebido é que as intranets sociais estão sendo adotadas por um amplo alcance de organizações, variando de instituições educacionais a organizações sem fins lucrativos, igrejas e tudo mais.

2. Integração de múltiplos processos.

Talvez o foco mais comum dos negócios modernos seja tentar reduzir o desperdício de tempo e melhorar a produtividade de todas as maneiras possíveis. A integração de muitos processos de negócios é uma das tendências da intranet que vem sendo seguida há algum tempo e está provando ser mais amplamente adotada com o passar do tempo.

Na maioria das vezes, o objetivo é reduzir a quantidade de aplicativos diferentes que precisam ser usados ​​ao longo do dia.

3. Foco nas necessidades e usabilidade do usuário.

As intranets estão se movendo em direção a um foco mais centrado no usuário  e personalizado. Isso alimenta uma tendência ao design simples e à integração das mídias sociais em praticamente todas as áreas da vida. Isso não poderia ser mais verdadeiro para as intranets de hoje, já que o nome do jogo é criar um ambiente virtual confortável onde os usuários possam interagir e ser produtivos sem sentir nenhuma pontada de estresse ou confusão.

Concentrar-se nas necessidades dos membros da comunidade de sua intranet não precisa ser difícil, e quanto antes você começar, melhor.

4. Desbloquear o conhecimento

Existem inúmeras maneiras de desbloquear o conhecimento que pode estar escondido em sua intranet. Ideias e soluções de crowdsourcing, por exemplo, é uma ótima maneira de dar voz aos seus funcionários sem ter que fazer muito esforço extra, e você pode fazer isso por meio de postagens em fóruns, mensagens individuais/em grupo e criação de conteúdo. E certifique-se de que todos os funcionários também estejam preenchendo seus perfis da comunidade ao máximo, pois isso pode ajudar os gerentes a identificar especialistas se precisarem de alguém com um conjunto de habilidades específico.

5. Intranet móvel.

Ao discutir as tendências da intranet, é importante saber o que está afetando a tecnologia como um todo. Uma das maiores influências sobre como navegamos na web hoje é a popularidade da tecnologia móvel, e os dispositivos móveis estão se tornando cada vez mais parte da Internet a cada dia. Como você pode esperar, a tecnologia móvel também afeta a forma como seus funcionários acessam a intranet de sua organização, com muitas pessoas conectadas a seus telefones e tablets durante o dia.

Quem já visitou sites em um smartphone ou tablet sabe que nem tudo se traduz da mesma forma que em um laptop. Projetar uma intranet móvel costuma ser o primeiro e mais importante passo para se manter relevante.

6. Intranet em nuvem.

As soluções de intranet SaaS (Software as a Service) baseadas em nuvem são as preferidas pela grande maioria das empresas de hoje, e os números sem dúvida estão crescendo. A nuvem elimina muito estresse e confusão da equação, e a privacidade/segurança não precisa sofrer no processo se você escolher um fornecedor respeitável. À medida que a popularidade da nuvem continua a crescer, as soluções baseadas em caixa estão desaparecendo rapidamente no passado.

7. Adicionando gamificação à Intranet

Uma coisa que muitas vezes é negligenciada é a eficácia de adicionar diversão à sua intranet social. A diversão frequentemente associada a perda de tempo, mas acontece que o oposto frequentemente verdadeiro.

Adicionar diversão pode ser feito de várias maneiras, sendo uma delas a gamificação. A gamificação ser incentiva a participação competitiva em sua intranet moderna, e você pode saber mais sobre isso nesta postagem do blog: Gamificação: a chave para motivar os funcionários na intranet.

Para concluir

Geralmente, as tendências da intranet estão sempre mudando porque algumas realmente valem a pena ser adotadas e outras simplesmente não são necessárias em primeiro lugar. Se você puder isolar aqueles que realmente têm utilidade e agregam valor das tendências de “buzz” que desaparecem instantaneamente, você estará um passo mais perto de executar uma intranet moderna e impactante. Seja criterioso e as decisões que você tomar certamente beneficiarão sua organização a longo prazo.

Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint