Intranet
2 min de leitura

Gerenciamento de mudanças, como melhorar a adoção do usuário

Por Fernando Viana e Sá
Gerenciamento de mudanças, como melhorar a adoção do usuário
 

Existe uma resposta emocional que acompanha todas as mudanças. Assim, quanto maior o impacto para uma organização, maior o risco de resposta emocional e o grau potencial de resistência. 

Lembre-se de que, uma vez que a resistência da massa surge, geralmente é difícil romper o laço emocional negativo. Portanto, compreender e manter a resposta emocional na vanguarda do planejamento aumentará a chance de uma adoção bem-sucedida.

Um exemplo disso é:

  • Meta de negócios: diminuir o tráfego de e-mail em 30%
  • Ação tomada: mensagens instantâneas implementadas
  • Resultado medido: o tráfego de e  mail diminuiu 34% e a produtividade aumentou 6%

Ou seja, o impacto da mudança geralmente tende a variar, mas também pode ser facilmente respondido, dependendo de como o engajamento da gerência / executivo no plano. Sendo assim, pense nas mensagens do CEO da sua empresa – todos estão ouvindo e sintonizados com o que está sendo comunicado, na maioria das vezes, a mensagem é impactante e alinhada com a direção atual da empresa.

Portanto, vamos dar uma olhada em cada um desses fatores de sucesso com mais detalhes.

Comunicação

Quando as comunicações não são claras e concisas, geralmente levam a sentimentos desconfortáveis ​​e lembranças vagas. Então, é importante articular os detalhes da mudança da maneira certa, na primeira vez, para evitar confusão e respostas negativas.

O primeiro passo é desenvolver um plano de comunicação. Assim, o objetivo de um plano de comunicação é detalhar as comunicações principais para informar adequadamente as partes interessadas. Portanto, um plano de comunicação executado adequadamente ajudará a preparar as partes interessadas e os proprietários / gerentes de departamento para os próximos marcos e fornecer um ponto de partida para a construção de competências. Seu plano de comunicação ajuda a criar consciência e participação em todo o ciclo de mudança e alivia a carga de suporte, reduzindo a confusão.

Promoção

Não há nada pior do que ter um lançamento incrível apenas para descobrir que o consenso geral entre os pares é fraco porque o marketing era completamente vazio. É preciso haver empolgação e expectativa que guiem os indivíduos em direção a uma resposta positiva.

É importante comercializar a mudança de uma forma que crie expectativa e gere entusiasmo em toda a organização. Para ter sucesso, você precisa entender quem é afetado (seu mercado-alvo), como posicionar a mudança com associação de resposta positiva, como utilizar vários métodos de mídia para se comunicar e como manter o buzz interessante com uma mistura de eventos ou recompensas.

Treinamento

Diferentes pessoas em toda a organização terão necessidades diferentes e digerirão as mudanças em ritmos diferentes e de maneiras diferentes. Além de construir uma abordagem personalizada, também é importante planejar além dos treinamentos iniciais. A integração de novos funcionários e a introdução de mudanças subsequentes requerem outro nível de treinamento para garantir o sucesso contínuo da adoção.

Infelizmente, a adorada citação de “Field of Dreams”, “Se você construir, ele virá”, raramente soa verdadeira quando se trata de adoção do usuário. Se você construir ou mudar isso, você precisa ter um plano que estabeleça um forte controle sobre os fatores de sucesso mencionados acima e com resposta emocional positiva. Veja também nosso artigo sobre Humanização da intranet: o que isso significa para sua organização?.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint