Intranet
3 min de leitura

Como uma intranet pode fortalecer sua marca interna

Por Erick Alves de Moura
Como uma intranet pode fortalecer sua marca interna
 

Alinhar o software da intranet com uma marca interna fortalece o engajamento geral. Não só isso, mas pode criar blocos de construção para objetivos corporativos e até mesmo apoiar a atração de clientes. Os funcionários estão mais comprometidos com a marca porque entendem o que a cultura representa para eles e o impacto que ela tem em seu dia a dia de trabalho.

Como a Intranet pode ajudar?

O que há em um nome? Quando se trata de branding interno, bastante. A escolha do nome perfeito para a intranet da empresa enfatiza e promove a marca interna. É aconselhável escolher algo que se encaixa no tema cultural. O ideal é que a intranet seja parte integrante da estrutura das comunicações internas dos funcionários, então dê a ela um título atraente.

A marca interna ajuda a conectar os funcionários à personalidade da marca, garantindo que eles entendam os valores e a missão da empresa. 

1. Estabeleça uma intranet que reflita a identidade da marca

O que há em um nome? Quando se trata de branding interno, bastante. A escolha do nome perfeito para a intranet da empresa enfatiza e promove a marca interna. É aconselhável escolher algo que se encaixa no tema cultural. O ideal é que a intranet seja parte integrante da estrutura das comunicações internas dos funcionários, então dê a ela um título atraente.

Portanto, a marca interna ajuda a conectar os funcionários à personalidade da marca, garantindo que eles entendam os valores e a missão da empresa. 

Para todas as comunicações diretas e externas, a maioria das empresas tem um tom de voz que precisa ser seguido. No entanto, para atividades interdepartamentais, a equipe deve ser incentivada a escrever em uma linguagem mais casual. Se não for voltado para o público, o uso de um estilo coloquial é aceitável. Essa técnica de escrita ajuda a tornar o conteúdo acessível a todos e, muitas vezes, obterá melhor engajamento à medida que parecer mais pessoal. As diretrizes da marca podem ser mais relaxadas para comunicações internas entre colegas do que para postar no site da empresa ou nas redes sociais profissionais.

2. Reforçar os valores da empresa

Uma empresa com sólidos valores se diferencia dos concorrentes e demais que atuam no espaço. O software de intranet consolidará e conduzirá os valores em todos os aspectos do negócio, distribuindo conteúdo estratégico de forma eficaz para os funcionários relevantes.

Uma forte estratégia de comunicação une colegas. Isso estabelece e reforça a cultura da organização. Enriquece o dia a dia do funcionário, representando as características únicas do negócio e promovendo-as por meio de uma plataforma interna.

Assim, os valores da empresa e a marca interna naturalmente trabalham juntos, e o software de intranet é a cola que mantém tudo unido. Então, o compartilhamento de conteúdo que reflita esses valores importantes fortalece o sistema de mensagens em toda a empresa. Ele cria um grupo de atividades centradas no funcionário que demonstra as mensagens da marca em tempo real.

Assim, a marca interna reforça a mensagem da organização em torno dos valores, incentivando a equipe a incorporar os aspectos exclusivos do negócio. Ou seja, comunicar isso e recompensá-los por esse comportamento transforma a forma como eles interagem com as pessoas interna e externamente.

3. Avalie o que está funcionando

Avaliar o envolvimento ajuda a estabelecer objetivos dentro do software de intranet desde o primeiro dia. Dessa forma, os comunicadores internos podem ver o que está funcionando e o que não está e, possivelmente, encontrar o contexto nos dados.

Fazer com que os funcionários se conectem nem sempre é fácil, e manter o engajamento consistente exige planejamento e precisão. Entretanto, com análises e estatísticas, é fácil ver qual conteúdo é popular e influenciou positivamente a força de trabalho. É uma ferramenta valiosa para medir o impacto de uma intranet na marca interna e avaliar quais tipos de conteúdo têm mais repercussão com o público.

Então, a comunicação ativa é a chave para desbloquear a marca interna, como os valores da empresa. Isso fortalece as atividades internas à medida que os funcionários incorporam suas funções do dia a dia.

Conclusão

Por fim, qualquer objetivo de negócios é fornecer aos funcionários as ferramentas necessárias para desempenhar seu papel com eficácia e usar isso para estabelecer um ambiente de negócios inovador e único. Então, o software de intranet é uma ferramenta poderosa com uma infinidade de usos, desde manter os funcionários engajados até otimizar fluxos de trabalho internos. Todos esses benefícios se combinam para formar uma base forte para cada marca interna. Veja também os benefícios da integração entre o SharePoint Online e o Microsoft Teams

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint