Intranet
3 min de leitura

As pessoas querem ser habilitadas, não engajadas

Por Luiz Antonio Sgargeta
As pessoas querem ser habilitadas, não engajadas
 

As organizações vêm tentando engajar seu pessoal há décadas. O resultado? Mais descontentamento dos funcionários do que nunca. Para ser justo, a pandemia pode ter algo a ver, mas as organizações não estão de forma alguma fora do gancho. Aqui entra a habilitação.

Na verdade, é a própria estrutura e complexidade das organizações e a forma como elas contêm as pessoas que levaram ao alto grau de desengajamento.

Então, por que continuaríamos perseguindo o santo graal do “funcionário engajado”? Certamente, se aprendemos alguma coisa quando o mundo do trabalho virou de cabeça para baixo, é hora de mudar.

O caso de habilitação de pessoas

Portanto, na ausência de não fazer nada o que as organizações devem fazer? Em vez de tentar fazer com que as pessoas gostem de seu trabalho e do lugar em que o fazem, que tal libertá-las para trabalhar e depois apoiar todos os aspectos desse esforço? É disso que se trata a capacitação dos funcionários. 

A diferença entre engajamento e capacitação é como estar vivo versus viver de verdade. O simples estado de estar vivo implica um pulso, mas nada mais. Quando você está realmente vivendo, você se maravilha, se move, experimenta e explora. Qual estado de funcionário você gostaria?

A capacitação é a forma ideal de cultura e práticas de trabalho centradas no ser humano. Quando você está capacitando as pessoas, você está saindo do caminho delas e dando a elas controle total.

Obstáculos para alcançar a habilitação

Então, por que não percebemos antes que a capacitação é realmente o que devemos buscar? Afinal, a capacitação tem um caminho muito mais claro para o resultado final, pois é uma medida de quão bem os funcionários são capazes de trabalhar, se conectar e progredir. 

Mas mesmo com essa mudança em jogo, a capacitação ainda é mais fácil falar do que fazer. Isso provavelmente se deve a três obstáculos:

  • Os líderes não estão prontos, dispostos ou equipados para fazer o trabalho necessário para realmente capacitar seu pessoal.
  • As estruturas e processos organizacionais são programados para limitar a autonomia e a flexibilidade, aumentando a desordem e o ruído ao longo do caminho.
  • Os indivíduos ainda estão aprendendo a exigir e buscar capacitação em seus empregos atuais e futuros.

Chegando à habilitação

Mudar para a capacitação exigirá um novo pensamento e trabalho árduo em todos os níveis. Além disso, não existe uma estratégia de capacitação de tamanho único para todas as pessoas. Você precisará mexer para ver o que funciona para seu pessoal e organização. 

Aqui estão algumas maneiras de começar a construir uma cultura de capacitação:

  • Socialize a ideia de capacitação em equipes pequenas. Em seguida, pegue o que ouviu e faça uma sessão de estratégia com sua equipe executiva para obter feedback em tempo real. Concorde em um ajuste para um processo ou norma para desbloquear melhores maneiras de trabalhar para todos.
  • Olhe para o seu estilo de liderança e a cultura de liderança no trabalho. O que você pode fazer para abrir caminho para que as pessoas sejam donas de seu trabalho e tomem suas próprias decisões? 
  • Pense em treinamento e desenvolvimento de carreira. O que você pode adicionar ao seu próprio conjunto de ferramentas de liderança e treinamento em toda a organização para ajudar as pessoas a se desenvolverem e se destacarem mais rapidamente? 
  • Considere o que você está medindo ao avaliar o desempenho. Existe algo desatualizado? Você está medindo engajamento em vez de capacitação ? 
  • Desbloqueie pessoas que querem contribuir. Provavelmente, existem dezenas de pessoas e lugares em sua organização onde o trabalho e o progresso estão bloqueados por algum motivo. Livre-se de atitudes ultrapassadas, processos rígidos, resistência à mudança, “é assim que sempre fizemos”, e outras desculpas para abrir caminho para a capacitação. 

Ative, e o engajamento seguirá

Se realmente queremos criar uma experiência diferente e mais produtiva para os humanos em seu trabalho, devemos pensar além do engajamento. 

Contudo, alguns podem argumentar que há evidências suficientes para correlacionar maior produtividade e bem-estar dos funcionários com maior engajamento. Isso pode ser verdade, mas há muitas outras variáveis envolvidas para declarar isso como uma vitória para o engajamento.

Por fim, veja também nosso artigo sobre uma nova era para a intranet.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint