Intranet
3 min de leitura

Feedback construtivo: melhores maneiras de dar e receber

Por Luiz Antonio Sgargeta
Feedback construtivo: melhores maneiras de dar e receber
 

O feedback construtivo é uma orientação destinada a melhorar, elevar, corrigir ou ajudar um funcionário a reconhecer suas fraquezas com o objetivo de crescer em sua função. Portanto, pode ser entregue de cima para baixo, de baixo para cima ou ponto a ponto e destina-se a ajudar o destinatário a alcançar resultados positivos e abordar áreas de melhoria. 

Contudo, quando bem-feito, ele pode melhorar o moral dos funcionários, mantê-los engajados e melhorar o relacionamento entre os colaboradores.

A diferença entre crítica e feedback construtivo

Precisamos desvendar algumas diferenças importantes entre crítica e feedback construtivo. Embora ambas as formas sejam destinadas a desafiar suas ideias ou habilidades, uma é mais prejudicial que a outra. Por outro lado, a crítica é crítica, avaliativa negativamente e muitas vezes acusatória. Então, é mais uma maneira destrutiva de derrubar alguém por suas falhas percebidas do que repará-las.

E essa é a diferença crucial entre as duas formas. Ou seja, um bom feedback construtivo usa exemplos específicos e concretos e oferece uma solução para o problema percebido. Para o destinatário, é benéfico e não depreciativo.

Então, vamos dar uma olhada em como podemos melhorar a forma como damos e recebemos feedback construtivo:

Fornecendo feedback construtivo

1. Prepare-se com antecedência e defina o tom

Para que o feedback seja construtivo, você precisará citar exemplos concretos e entregá-lo com o máximo de cuidado e tato possível. Fazer sua lição de casa significa conhecer os meandros da situação antes de ter aquela conversa difícil.

Como o feedback construtivo provavelmente não deve ser entregue de improviso, isso significa que você precisará se preparar com antecedência. Reúna fatos e use exemplos (positivos e negativos conforme aplicável), estatísticas e outras evidências verificáveis ​​para fundamentar suas afirmações sobre o comportamento específico da pessoa.

2. Avalie a si mesmo e seu envolvimento

Descubra se você desempenha um papel neste problema. Você está se esforçando ao máximo para avaliar objetivamente a pessoa para quem você dará feedback? Isso significa eliminar qualquer chance de falar de seus sentimentos pessoais e ser imparcial em relação ao impacto da tarefa e do trabalho em si. 

Seu feedback deve ser honesto e genuíno, assim como sua oferta de ajuda. Existem oportunidades para você apoiá-los melhor e capacitá-los para que possam ter mais sucesso? Em caso afirmativo, avalie o assunto em equipe, em vez de apontar o dedo para um único colaborador. 

3. Saiba a hora e o local certos para lidar com as situações

Quando se trata de feedback ou itens de ação relacionados a um projeto específico, não espere dias ou semanas para dar feedback a alguém sobre seu trabalho. Uma conversa construtiva só será relevante se o assunto em questão estiver fresco na mente de ambos. Fale sobre os desafios, processos e ideias a serem anotados em projetos futuros enquanto a referência ainda está em mente. 

Recebendo feedback construtivo

1. Reconheça que o feedback construtivo é bom para você

Você não é perfeito, nem perto disso. Você é humano e propenso a erros e fraquezas, assim como todos os outros. Às vezes nos esquecemos disso, e é por isso que devemos receber feedback construtivo de vez em quando. 

Além disso, promover sua carreira significa que você está sempre aprendendo e desenvolvendo novas (e às vezes antigas) habilidades. O feedback construtivo desempenha um papel significativo nesse processo de crescimento. Então, tente não ser muito defensivo.

2. Ouça e faça perguntas para entender como você pode melhorar

Mais importante ainda, ouça atentamente o feedback que você recebe. Tome notas se for preciso. Lute contra a vontade de dar uma desculpa ou fazer uma pergunta até que a pessoa termine de falar. 

Quando terminarem, tente resumir o problema que eles identificaram em voz alta e faça perguntas para esclarecer os detalhes. Se o problema for legítimo – e sejamos honestos, provavelmente é – tente entender seu escopo e como vocês podem trabalhar juntos.

3. Após o término da sessão de feedback, desenvolva uma estratégia e tome medidas

Isso significa olhar para os fatos apresentados, o problema articulado e traçar uma maneira de melhorar ou remediar proativamente a situação. Antes de agir em seu plano, compartilhe-o com seu gerente ou com quem lhe deu feedback para ver se ele pode ser melhorado. Quando seu plano estiver pronto, comece!

Conclusão

O feedback construtivo é realmente a pedra angular de um relacionamento completo entre funcionário e gerente. Idealmente, esse relacionamento permitirá que o feedback vá nos dois sentidos. É importante lembrar que o aprendizado e o desenvolvimento são contínuos para todos nós, não importa seu nível na organização ou status na área. Por fim, veja também nosso outro artigo sobre Práticas de comunicação interna para conectar seu local de trabalho.

O guia definitivo para intranets em 2024
em Intranet

O guia definitivo para intranets em 2024

Durante décadas, a intranets tentaram informar, conectar e alinhar os funcionários com o que é mais importante na organização. Nos…

por Luiz Antonio Sgargeta
abr 01, 2024
Ver mais artigos

Entre em Contato

Vamos juntos transformar a colaboração e o engajamento
em sua empresa!

#colaboração #teams #sharepoint